Projeto de inclusão socioprodutiva em Nova Ubiratã recebe mais um veículo: pick-up será utilizada pela Empaer para assistência técnica rural

Publicado por: Campus Sorriso / 2 de Julho de 2021 às 16:52

Na manhã de ontem (01/07), foi feita a entrega oficial de mais um veículo ao projeto “Estímulo à organização e inclusão socioprodutiva na agricultura familiar do município de Nova Ubiratã-MT”, fomentado com recursos da Fundação Banco do Brasil (FBB) por meio do Programa de Inclusão Socioprodutiva (PIS). A pick-up, com capacidade para 5 passageiros, foi adquirida pelo valor de R $79.640,97, e será utilizada pela  Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer/MT) na prestação de assistência técnica rural a agricultores familiares da região.

A ação beneficiará diretamente produtores dos assentamentos Cedro Rosa, Piratininga, Boa Esperança I, II e III, e Santa Tereza II. Este é o segundo veículo recebido pelo projeto, que conta com outra pick-up que será utilizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso para a logística necessária na oferta de um curso de formação de 40 técnicos em Agropecuária em Nova Ubiratã, que já está em fase de implantação.

Atuando na região há pouco mais de um ano e meio, o extensionista rural Thiago Ribeiro dos Santos, da Empaer, foi até o IFMT para receber o veículo. Para ele, o projeto “veio para criar um marco econômico nas propriedades rurais”. Ele destaca que a assistência técnica ainda representa um gargalo para a agricultura familiar e agora, com o veículo recebido, será possível atender esses produtores com uma melhor programação “para que eles possam desenvolver, que sejam orientados na captação de recursos, e produzirem o que eles realmente têm capacidade de produzir”, explica.

A visão dos benefícios econômicos que a ação pode gerar também é compartilhada pelo secretário Municipal de Agricultura de Nova Ubiratã, Jeferson Moreira. Por estar numa região considerada “do agro”, o município percebe que “investir no profissionalismo vai gerar mais mercado”. Moreira ainda vê que a proposta traz avanços em aspectos sociais também, uma vez que espera-se “diminuir um pouco do êxodo rural que está tendo. A gente vai dar mais assistência e mais produtividade para o homem do campo para ele ter mais condições de produzir”, comenta.

O projeto “Estímulo à organização e inclusão socioprodutiva na agricultura familiar do município de Nova Ubiratã-MT” é desenvolvido pela Fundação Uniselva, IFMT Campus Sorriso e Empaer, e conta com a parceria local da Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã e da Agência Líder de Desenvolvimento Regional do Médio Norte e Norte do Mato Grosso (Agelider). Ele foi contemplado pelo PIS com o aporte de aproximadamente 350 mil reais.

A ideia para o projeto começou a tomar forma quando a Agência Líder de Desenvolvimento do Norte e Meio Norte de Mato Grosso (Agelider) identificou a necessidade de uma ação direcionada a proporcionar maior autonomia financeira e qualificação técnica para as famílias de pequenos produtores, especialmente os produtores de assentamentos rurais em Nova Ubiratã.

A partir do diagnóstico feito pela Agelider, a Agência acionou o IFMT e a Empaer para analisar possíveis soluções para essa demanda. Por ter a prerrogativa de dar apoio aos projetos do IFMT, na captação e gestão recursos externos, a Fundação Uniselva também se uniu a essas instituições como uma das signatárias da proposta que foi aprovada pela FBB e tem atuado na execução financeira do projeto. No final do mês de maio, a Prefeitura Municipal assinou um termo de cooperação com o IFMT, oficializando uma parceria que já vinha sendo construída há meses com o Instituto.

O secretário municipal de Governo, Francisco Souza, entende que “a capacitação de mão-de-obra é o caminho. O IFMT tem ajudado, sendo o propulsor disso aí”, e que o curso que será ofertado em breve no município “com certeza vai ampliar o leque, vai abrir outras oportunidades para gente estar dando mais apoio ainda àqueles que querem se capacitar nessa área.”

Sob a coordenação do prof. Claudir von Dentz, diretor geral do IFMT Campus Sorriso, o projeto de inclusão socioprodutiva segue avançando. No começo da próxima semana deve ser publicado o resultado preliminar do processo de seleção dos professores que atuarão no curso Técnico em Agropecuária e em breve será publicado o edital que tratará sobre a seleção dos estudantes.

O diretor destaca que a intenção é que as atividades letivas do curso - que é uma das ações do projeto que está a cargo do IFMT - devem iniciar no mês de agosto, com um evento de inauguração que contará com a participação “dos estudantes matriculados, dos produtores familiares, das autoridades do município de Nova Ubiratã e das instituições parceiras, além dos professores e técnicos do IFMT que atuarão na execução das aulas e demais atividades acadêmicas".