Projeto aproxima estudantes do universo da literatura

Publicado por: Campus Sorriso / 30 de Maio de 2019 às 15:36

Na última quarta-feira (29), no período da manhã, estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso participaram de um Encontro Literário com a escritora Marli Walker. O encontro faz parte do projeto de ensino “Leitura literária na escola: desenvolvendo a leitura dentro e fora da sala de aula”, coordenado pela professora Elisângela Dias Saboia.

Saboia diz que a ideia do projeto é “incentivar os estudantes a lerem e oportunizar momentos de leitura literária na escola, a fim de contribuir com uma formação de leitor literário que compreenda a literatura como um espaço em que culturas confrontam-se com outras culturas”.

Marli Walker é autora de Pó de Serra (2006), Águas de encantação (2009) e Apesar do amor (2016). Docente do Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva –, a autora prepara o lançamento de um romance que terá como protagonista uma personagem que transita em um enredo que dialoga com a geografia do norte do estado de Mato Grosso. “Estou, nesses últimos três ou quatro meses, muito absorvida, por esse romance”, comenta a escritora.

No auditório do Campus Sorriso, Marli conversou com os estudantes sobre aspectos da produção literária, como o processo que ela utiliza para começar a escrever um novo projeto, ou as linhas necessárias para a construção de uma narrativa.

“Eu sei que tem meninos e meninas aqui que estão escrevendo, porque é muito típico da adolescência - é uma fase em que nós nos sentimos incompreendidos, ou por esse ou por aquele motivo, e aí nós vamos para a escrita, porque não ousamos falar. E a escrita é um caminho, é uma voz”, explica a autora, que apoia a proposta do projeto por entender que o diálogo com os estudantes traz uma ‘humanização’ ao papel do autor, papel esse que ainda está sujeito a falsos estereótipos.