A economia está sob intensa transformação, proporcionada pelo uso intensivo de tecnologias digitais. Esse cenário demanda novas habilidades e competências que precisam estar em foco na formação de estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Por isso, o Programa Novos Caminhos vai investir na implementação de um programa de capacitação de estudantes denominado “Oficinas 4.0” em 15 instituições de ensino da Rede Federal.
Foi lançado hoje um edital para seleção de propostas para implementar as oficinas, que deverão iniciar em novembro deste ano, com uma duração de dez meses. As instituições vão receber equipamentos, material de consumo e didático, além de recursos para pagamento de bolsas aos participantes. O investimento do Ministério da Educação nessa ação será de R$ 4,6 milhões. A iniciativa está sendo executada em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo e sua fundação de apoio.
As capacitações são extracurriculares e servem como imersão em atividades de pesquisa aplicada, para superar desafios tecnológicos reais, enfrentados no dia-a-dia do setor produtivo. Para desenvolver as soluções tecnológicas inovadoras, os estudantes serão capacitados em pensamento computacional, empreendedorismo, inovação, gestão de projetos e projetos de inovação tecnológica, além de outros temas optativos. Para poderem desenvolver as oficinas, os professores das instituições selecionadas serão capacitados em na metodologia específica das oficinas.
Um elemento importante dos projetos a serem selecionados é a aproximação da academia com o setor produtivo. Para isso, as instituições proponentes devem firmar parceria com alguma organização do setor produtivo, que pode ser privada, pública ou da sociedade civil. São esses parceiros que vão apresentar demandas que serão objeto do projeto de inovação a serem conduzidos pelos estudantes, para a elaboração de soluções tecnológicas inovadoras.
A metodologia das Oficinas 4.0 tem sido desenvolvida há três anos pelo IFES. O professor Rodrigo Varejão conta que na capacitação, os estudantes têm oportunidade de aplicar novas tecnologias que nem sempre estão no escopo de seus cursos, mas que já vem sendo usadas pelo setor produtivo. “O ensino, a pesquisa e a extensão ocorrem de forma articulada e aplicada a uma demanda real de um parceiro. Isso provoca diversos desafios aos alunos, que podem então desenvolver e acelerar seu talento”, explica.
Como participar - O prazo para inscrições começa no dia 8 de junho e vai até o dia 28 de agosto de 2020. O resultado final da seleção está previsto para o dia 28 de setembro. As instituições da Rede Federal interessadas em participar devem encaminhar a proposta por meio de sistema eletrônico (https://ifes20.selecao.net.br/informacoes/2/).
Confira o edital completo aqui (https://www.ifes.edu.br/images/stories/-publicacoes/chamadas-publicas/2020/02-2020/chamada_publica_2_2020_29_5.pdf).
Novos Caminhos - O edital faz parte do Programa Novos Caminhos, agenda estratégica do Ministério da Educação para a educação profissional e tecnológica, lançada em outubro de 2019. O programa se subdivide em três eixos. Em um deles, “Inovação e Empreendedorismo”, estão previstas várias ações de fomento a projetos dentro da Rede Federal. Além deste edital, serão lançados em junho outros dois, somando o investimento de R$ 30 milhões em 135 projetos.
(Fonte: Assessoria de Comunicação - Ministério da Educação)