Procurando um curso superior para 2022? Confira os processos seletivos do IFMT

Publicado por: Campus Sorriso / 15 de Outubro de 2021 às 20:57

Tradicionalmente, o mecanismo de ingresso nas universidades públicas brasileiras tem sido o processo seletivo por meio de vestibular ou a seleção pelas notas do Enem, através do Sistema de Seleção Unificado, o Sisu. Mas, como a aplicação de uma prova coletiva ainda pode trazer riscos à saúde dos candidatos em diversos municípios brasileiros, e visto que nem todo mundo que pretendia fazer um curso superior no ano que vem conseguiu fazer a prova do Enem este ano, esta tende a ser mais uma temporada de seleções com procedimentos diferenciados. E se você está considerando iniciar um curso superior em 2022, precisa ficar de olho nas oportunidades que já se encontram abertas.

Aqui vamos falar sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, o IFMT, que está na reta final do recebimento de inscrições para dois processos seletivos: um que utilizará como critério de seleção a nota de qualquer edição do Enem prestada entre 2010 e 2020; e outro que partirá da análise das notas que os candidatos obtiveram no primeiro e no segundo ano do Ensino Médio, comprovadas por histórico escolar, boletins escolares ou outro documento equivalente.

Não conhece o IFMT? Embora a marca dos institutos federais seja relativamente nova (pouco mais de uma década), os "IFs" são instituições públicas que carregam consigo mais de um século de tradição na formação profissional. Assim como as universidades federais, os institutos federais também são instituições públicas que oferecem cursos gratuitos à população. Além dos cursos de graduação, os Institutos Federais têm cursos técnicos, cursos de pós-graduação e cursos de formação inicial e continuada. Antes de assumir a marca atual, os institutos eram chamados de Cefets ou de Escolas Técnicas Federais. Eles fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Em Sorriso-MT, um dos maiores pólos agrícolas do mundo, o IFMT está presente com três cursos superiores que dialogam diretamente com os arranjos produtivos locais: Bacharelado em Engenharia Agronômica, Tecnologia em Produção de Grãos e Tecnologia em Gestão Ambiental. Além da unidade de Sorriso, o IFMT está selecionando estudantes para cursos em municípios como Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Cuiabá, Confresa,  Diamantino, Jaciara, Juína, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande para o próximo ano letivo.

Se interessou? A gente explica como se inscrever!

Assim como em uma universidade, para se matricular no IFMT é necessário ter sido aprovado em um processo seletivo previamente. Cada processo seletivo possui regras próprias, que são descritas em um edital. Conforme as etapas da seleção avançam, o edital pode receber documentos que complementam o regulamento inicial, que o corrijam ou que, por exemplo, alterem alguma data no cronograma da seleção. Por isso, ler o edital atentamente e acompanhar a página da seleção quanto às novas publicações é o primeiro passo para o sucesso.

Na data em que publicamos esta matéria, os dois processos seletivos abertos para cursos superiores no IFMT são:

Processo Seletivo 2022/1 - Cursos de Graduação (Notas do ENEM)

• Edital 068/2021
  • Inscrições até dia 25/10/2021;
  • taxa de inscrição: SEM TAXA;

Processo Seletivo 2022/1 - Cursos de Graduação (Notas do Ensino Médio).

Colocamos aqui o link direto para as páginas de cada um deles, mas é bom saber que essas e outras seleções do IFMT estão em um mesmo endereço, que é o portal de seleção do Instituto: selecao.ifmt.edu.br.

Quando acessar a página do Processo Seletivo específico, preste atenção na estrutura da página. Além dos links para efetuar a inscrição, atualizar os dados e imprimir o resumo da inscrição, ela contém diferentes campos que precisam de atenção bem antes de você se inscrever:

INFORMAÇÕES. Nesse campo você encontra orientações sobre a política de cotas que se aplica às vagas, o uso de nome social no processo seletivo, a compatibilidade do sistema de inscrição com diferentes dispositivos ao acessar a página e, dependendo do processo, o link de inscrições e orientações sobre o formato de arquivos que precisarão ser anexados durante o preenchimento do formulário de inscrição;

CRONOGRAMA. Nesse campo estão listadas as datas das diferentes etapas daquele processo;

DOWNLOADS. Aqui estão o edital inicial do Processo Seletivo, seus complementos, anexos, retificações e outras publicações que acontecem ao longo do processo (como a lista de inscritos e o resultado final, por exemplo), modelos de documentos, etc;

OFERTA DE VAGAS. É a seção da página que lista quantas vagas estão vinculadas àquele processo nos diferentes cursos e unidades que o IFMT mantém.

Todas essas informações estão detalhadas no edital referente ao Processo Seletivo (disponível no campo “DOWNLOADS”). O documento também apresenta os canais existentes para o esclarecimento de dúvidas que possam surgir durante o preenchimento do formulário de inscrição.

Atente-se para o fato de que encontrar o seu número de inscrição no Enem ou conseguir o histórico escolar (ou documento equivalente) com as notas dos primeiros anos do Ensino Médio na sua escola pode levar algum tempo, então não deixe para a última hora!