Prefeitura de Nova Ubiratã assina termo de cooperação com o IFMT Campus Sorriso para execução de projeto que visa formação técnica no município

Publicado por: Campus Sorriso / 27 de Maio de 2021 às 07:34

Na terça-feira (25), o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso, prof. Claudir von Dentz, assinou Termo de Cooperação para o início do projeto “Estímulo à organização e inclusão socioprodutiva na agricultura familiar do município de Nova Ubiratã-MT”. O projeto prevê a abertura de uma turma de curso técnico em Agropecuária pelo IFMT e a prestação de assistência técnica a produtores rurais por meio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

A iniciativa foi contemplada pelo Programa de Inclusão Socioprodutiva (PIS) da Fundação Banco do Brasil, e conta com investimentos na ordem de R$ 350 mil. Além do Instituto Federal e da Empaer, a Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã e a Fundação Uniselva também são parceiros do projeto que ainda conta com o apoio da Agência Líder de Desenvolvimento do Norte e Meio Norte de Mato Grosso (Agelider).

Coordenador do projeto, o prof. von Dentz, diz que “esse termo de cooperação com o município vai proporcionar aos jovens a formação profissional técnica na área de Agropecuária, que é o eixo tecnológico prioritário da nossa região... é o que movimenta a economia local e certamente vai oportunizar o ingresso desses formandos no mercado de trabalho com uma certa facilidade”. Nova Ubiratã tem aproximadamente 30% de sua população composta por produtores rurais que desenvolvem atividades relacionadas à agricultura familiar.

“Nosso município é uma potência tanto na agricultura familiar, como na produção de grãos. Hoje somos o segundo maior produtor do estado de Mato Grosso e o quinto do Brasil, o que precisamos é alavancar a infraestrutura para que grandes e pequenas empresas venham a se instalar em nosso município, tenho certeza que esse curso de formação de novos técnicos em agropecuária irá gerar mais economia e facilitará o trabalho do homem do campo. Além desses benefícios, os alunos já sairão do curso com o diploma na mão, prontos e preparados para o mercado de trabalho”, destaca o prefeito Edegar Jose Bernardi.

Com a previsão da abertura de 40 vagas no curso, o Instituto Federal pretende iniciar as inscrições para a composição de turma já no mês de junho. “Esperamos que a pandemia não interfira nesse cronograma”, observa o diretor da unidade de ensino.

(imagens: Ascom/ Pref. N. Ubiratã)