O município de Cláudia terá uma turma de curso técnico em Agropecuária vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso. A oferta de 40 vagas para o curso presencial que será ministrado naquele município faz parte de um termo de convênio entre a prefeitura e o IFMT que foi assinado na tarde de quinta-feira (04) pelo prefeito Altamir Kürten e pelo diretor do da unidade de ensino federal, prof. Claudir von Dentz. Também assinam o termo o reitor do IFMT, prof. Willian Silva de Paula, e o diretor geral da Fundação Uniselva, Cristiano Maciel.
“Nós temos a plena consciência de que oferecer esse tipo de qualificação profissional aos nossos jovens é o melhor que nós podemos fazer para essa juventude, para nossos cidadãos”, explica o prefeito de Cláudia. O município apresentou a demanda por esse curso ao IFMT em 2017 e desde então vem tentando viabilizar a concretização do projeto. Com o incentivo da Prefeitura de Cláudia, o curso será desenvolvido pelo IFMT Campus Sorriso na Escola Municipal Daniel Tittol. A formação durará dois anos e ocorrerá na modalidade subsequente, ou seja, terá como público-alvo estudantes que já concluíram o Ensino Médio.
As aulas serão gratuitas à população e devem acontecer às sextas-feiras e sábados. “O estudante não terá nenhum custo, nem para o processo seletivo, nem para o curso em si. As despesas todas desse curso são absorvidas pela prefeitura e pelo campus do IFMT”, comenta von Dentz.
De acordo com o diretor, a condução das aulas será feita preferencialmente por professores que atuam no IFMT Campus Sorriso. No eixo tecnológico correspondente a esse curso, a escola conta com um quadro docente formado, em sua maioria, por doutores.
Nos próximos dias o IFMT elaborará o edital com as regras para a seleção dos estudantes que irão compor a nova turma e o processo de seleção deve ocorrer ainda em 2020. O início das atividades, no entanto, está sujeito à evolução do cenário regional em relação à pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Sobre a Fundação Uniselva
A Uniselva é uma entidade sem fins lucrativos credenciada pelo MEC para atuar como fundação de apoio a projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de estímulo à inovação junto ao IFMT e à Universidade Federal de Mato Grosso.