A contribuição dos Institutos Federais (IFs) para o desenvolvimento nacional brasileiro foi o tema de um artigo publicado no periódico Desenvolvimento em Debate, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estudo, intitulado Estado e desenvolvimento: uma análise a partir dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, aponta como os IFs podem ajudar a enfrentar desafios estruturais do Brasil. Com base nas teorias de Celso Furtado e Caio Prado Jr., utiliza uma abordagem quantitativa e descritiva para comparar o Brasil com outros países, como Alemanha, Chile, Costa Rica, Estados Unidos, México, Reino Unido e Uruguai. O foco da análise está em aspectos como dependência tecnológica, progresso científico, produtividade, distribuição de renda e desigualdade racial e demonstra-se, por fim, o papel fundamental dos Institutos Federais na inovação tecnológica, na redução das desigualdades e na inclusão social, além da formação de capital humano – fatores essenciais para o desenvolvimento nacional.
O artigo completo está disponível online e pode ser consultado por pesquisadores, gestores públicos e demais interessados na relação entre políticas educacionais e desenvolvimento socioeconômico no Brasil:
https://revistas.ufrj.br/index.php/dd/article/view/62190