A partir de junho, IFMT Campus Sorriso será ponto de coleta para programas de sustentabilidade

Publicado por: Campus Sorriso / 4 de Maio de 2023 às 17:12

Uma reunião realizada na tarde de ontem (03/05) entre a comissão do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso e representantes do projeto Eco Sorriso, mantido pela Prefeitura Municipal, definiu que, a partir do próximo mês, a unidade de ensino federal será um dos pontos oficiais para a coleta de óleo de cozinha usado, lixo eletrônico e papel.

Com a adesão ao programa, o IFMT passa a não só destinar parte de seus próprios resíduos dentro das cadeias de reaproveitamento viabilizadas pelo projeto, como também abre as portas para que a comunidade do entorno da escola utilize os cestos e galões de coleta instalados na escola para se tornarem mais sustentáveis também.

Osvaldo Junior, coordenador da comissão do PLS, avalia que “a reunião foi muito positiva. Inicialmente nós pedimos uma apresentação de como o projeto Eco atua em Sorriso. É um projeto novo e que já tem muitas ações acontecendo”, comenta. Para ele, além da parceria colaborar com a mitigação dos resíduos, ela promove a integração pedagógica dos alunos com práticas otimizadas para um futuro melhor.

Um dos exemplos apresentados à equipe do IFMT foi a cadeia de reciclagem de papel mantida pelo projeto em parceria com uma gráfica da cidade, que utiliza o material para a produção de cadernetas que são utilizadas em órgãos públicos e que, ao final de sua vida útil, são novamente recicladas para reaproveitamento de elementos como a capa e a espiral plástica utilizada para agrupamento das páginas.

A coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Zaryf Araji Dahroug Pacheco, lembra que, entre os cursos oferecidos gratuitamente pelo IFMT Campus Sorriso à comunidade está o curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental que, entre outros conteúdos, aborda as ferramentas e a previsão legal para a gestão de diferentes tipos de resíduos. Assim, abraçar essa iniciativa também “é uma forma de integrar ensino e prática profissional durante o período em que eles estão realizando o curso”.

Ao se tornar parceiro do projeto da Prefeitura, o IFMT estará se tornando “mais sustentável economicamente, ambientalmente e socialmente. É extremamente importante que as instituições se preocupem com o tratamento e a destinação correta de seus resíduos. Pelas características da nossa instituição, o nosso maior resíduo é o papel. Então no IFMT a gente já adota processos administrativos virtuais para diminuir esse impacto”, avalia Osvaldo.