Parceria público-privada viabiliza a aquisição de mudas para projeto de extensão do IFMT

Publicado por: Campus Sorriso / 11 de Dezembro de 2020 às 17:16

Nesta semana, pesquisadores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso realizaram o plantio de 314 mudas de plantas nativas e frutíferas na Fazenda Experimental da instituição de ensino.

As plantas são resultado de uma parceria entre o IFMT, a associação Clube Amigos da Terra (CAT), a IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável) e o viveiro Ziani Mudas e Reflorestamentos - de Tangará da Serra.

Na Fazenda Experimental, as mudas de graviola, uvalha, bacupari, acácia e pau-formiga, além de mudas de jabuticaba e caju, agora fazem parte da vitrine agroecológica: uma unidade demonstrativa que já desenvolve pesquisas e extensão com outras frutíferas, como banana e abacaxi.

De acordo com a professora Dra. Ana Paula Encide Olibone, que coordena o projeto, a gestão do viveiro abraçou a proposta da vitrine agroecológica e concedeu desconto de 50% sobre o valor das mudas, avaliadas em aproximadamente mil reais, sendo que o saldo restante foi dividido entre as demais instituições.

“Agradecemos à Dra. Fernanda Furlan Queiroz, gerente comercial e de produção, e ao Sr. Marino João Ziani, administrador do viveiro por abraçarem essa proposta juntamente com o IDH e também o CAT, que já é nosso parceiro de longa data na agroecologia”, complementa a pesquisadora.