Parceria entre IFMT e TRT leva palestra sobre segurança do Trabalho a estudantes do Campus Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 18 de Novembro de 2015 às 15:05

A negligência, tanto com a própria segurança quanto com a segurança alheia, foi o tema principal de uma palestra apresentada pelo juiz do trabalho Paulo Roberto Brescovici a alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso. O objetivo é conscientizar para a identificação de riscos que podem ser evitados ou diminuídos no exercício de qualquer profissão. A fala está no contexto do Projeto Trabalho Seguro, do Tribunal Superior do Trabalho, e chegou ao IFMT por meio de uma parceria entre o Instituto Federal e o Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região.

Utilizando imagens que retratam a realidade de acidentes de trabalho, o juiz atraiu a atenção dos estudantes para uma estatística preocupante: No Brasil, mais de 700 mil trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho todos os anos. Para Willian Felipe Ottoni, 16, estudante do curso de Técnico em Alimentos, além das imagens exibidas ao longo da palestra, o magistrado chamou a atenção pelo vocabulário utilizado em sua fala. “Achei bacana. Ele falou da realidade, mas usando palavras comuns para a nossa idade e com muitas informações importantes para nós”, comenta.

De acordo com o diretor-geral do IFMT Campus Sorriso, Carlos Câmara, a iniciativa vem ao encontro das prerrogativas da formação profissional dos cursos do IFMT. “Muito daquilo que aplicamos no processo formativo de nossos estudantes passa, necessariamente, pelo contato com a realidade do mercado de trabalho. Infelizmente os acidentes de trabalho são uma realidade cotidiana... Esse contato certamente proporciona que os profissionais formados pelo Instituto tenham um olhar mais preventivo sobre os riscos inerentes a cada atividade”.

Para o juiz, atividades como essa são bastante produtivas. “Ganha a sociedade, que recebe esclarecimentos; ganha o Tribunal Regional do Trabalho, que presta uma ação afirmativa, que sai dos seus gabinetes para trabalhar; e ganha o Instituto, porque faz uma miscigenação entre as atividades acadêmicas, trazendo informações sobre setores que contribuem para a construção, evolução e educação de seus estudantes”, comenta Brescovici.