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Orientação e defesa de estágio estão entre os serviços adaptados para realização remota no IFMT Campus Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 17 de Abril de 2020 às 13:27

As medidas de distanciamento social necessárias à contenção da disseminação do vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, mudaram a rotina de muitas organizações. A adoção de serviço remoto, a criação de escalas de trabalho diferenciadas e a higienização mais rigorosa em espaços comuns são algumas das medidas adotadas mundo a fora. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso, os estudantes estão com as aulas suspensas em razão da pandemia, mas o serviço administrativo e algumas atividades com estudantes continuam acontecendo, à distância.

Além das licitações, acompanhamento de processos eletrônicos, reuniões de gestão, serviços de comunicação social, entre outras atividades administrativas, as orientações e as defesas de estágio também foram adaptadas para que sua realização possa acontecer remotamente.

O professor Josemar Pedro Lorenzetti, coordenador de Extensão e Relações Empresariais do Campus, conta que o setor orientou os docentes do campus a dar prioridade para a conclusão das orientações de estágio. Ele ainda traz o exemplo de que “as bancas de defesa do relatório de estágio podem ser realizadas por meio de webconferência se o professor orientador dominar a tecnologia para a sua realização”.

Foi assim que Débora Scheidt de Souza apresentou a defesa do estágio que fez junto ao Instituto de Defesa Agropecuário de Mato Grosso (Indea). Aos 17 anos, a estudante do curso técnico de Agropecuária conta que, para a defesa, “estava bastante nervosa e ansiosa, principalmente por também ser a primeira defesa via web conferência, por consequência desse período de quarentena. Os professores presentes na banca foram muito amigáveis, o que me deixou muito tranquila e segura na hora de apresentar a minha defesa. Mesmo sendo à distância, eu me senti totalmente acolhida por eles“.

Lorenzetti lembra que cabe ao professor orientador informar a coordenação de Extensão sobre o agendamento para a banca de defesa de estágio bem como o meio que será utilizado para essa atividade, inclusive a forma que cada avaliador da banca utilizará para assinar a ata. Segundo ele, a webconferência, que foi o procedimento adotado para a defesa do estágio de Débora, não é a única opção: “também podem ser utilizadas outras formas, como gravação de vídeo ou outros meios que o orientador verificar serem possíveis de utilização”.

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