Olimpíadas do conhecimento - Estudantes do IFMT Sorriso recebem medalhas e certificados

Publicado por: Campus Sorriso / 16 de Agosto de 2024 às 08:26

No calendário dos estudantes de Ensino Médio, olimpíadas do conhecimento, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) são oportunidades de refinar o conteúdo aprendido em sala de aula. E nesse tipo de atividade, diversos estudantes do IFMT Campus Sorriso se destacaram nos últimos anos, recebendo certificados e medalhas pelo bom desempenho.

Nesta quarta-feira (14), uma cerimônia realizada no auditório do campus marcou a entrega das premiações. Além de bons resultados na OBMEP e OBFEP, alunos do Instituto Federal também comemoraram medalhas no Concurso Canguru de Matemática, uma competição organizada por uma associação internacional desde a década de 90.

Durante a cerimônia de premiação, os professores Rosângela Griep, de matemática, e Marcelo de Arruda, de física, conversaram com todos os estudantes de Ensino Médio do IFMT sobre o cronograma das próximas atividades desse tipo. Além disso, exemplificaram o impacto que a participação nessas competições traz para o conhecimento, para a nota nas disciplinas envolvidas e para a vida dos estudantes que participam. Conforme destacado pela professora Rosângela, hoje há cursos universitários que utilizam resultados de olimpíadas do conhecimento no processo seletivo de seus estudantes.

É o caso da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que oferece mais de 400 de suas vagas a participantes com esse perfil, inclusive para cursos que tipicamente apresentam muita procura, como Direito e Medicina. USP, Unicamp, UFMS, Unifei e UFABC são outras instituições que também adotam o ingresso por “vagas olímpicas” como parte de seus processos seletivos. “O IMPA Tech também tem esse perfil”, acrescenta a professora de matemática, citando o programa de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, que destinou 80% de suas vagas a medalhistas em sua seleção mais recente.

Nesta sexta-feira (16), todos os estudantes de Ensino Médio do IFMT Campus Sorriso participam da Olimpíada Mandacaru de Matemática.

Confira abaixo os estudantes do IFMT Campus Sorriso premiados em olímpiadas do conhecimento nesta semana:

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2023

• Eduardo Brito Torres - Prêmio NACIONAL - Menção honrosa
  • Pedro Gabriel Saraiva Daniel
    • Prêmio NACIONAL – Medalha de bronze
    • Prêmio REGIONAL – Medalha de prata
  • Carlos Eduardo Santos Lourenço - Prêmio NACIONAL - Menção honrosa
  • Gabriel Osório de Oliveira - Prêmio NACIONAL - Menção honrosa
  • Amanda Vitória Lucena Casagrande - Prêmio NACIONAL - Menção honrosa
  • José Aparecido D Silva Junior - Prêmio NACIONAL - Menção honrosa
  • Lucas Matheus Costa Zambiasi - Prêmio NACIONAL - Menção honrosa
  • Matheus Canal Lima - Prêmio NACIONAL - Menção honrosa