No próximo dia 26, Campus Sorriso abrirá inscrições para bolsas da Assistência Estudantil

Publicado por: Campus Sorriso / 9 de Fevereiro de 2024 às 10:12

Em 5 editais, escola federal seleciona beneficiários para empréstimos de chromebooks e auxílios alimentação, creche, transporte e moradia.

Por: Dieison Guisolfi – Ascom/IFMT-SRS

Publicados nesta semana, cinco editais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso vão definir os estudantes contemplados para os auxílios regulares do Programa de Assistência Estudantil da unidade de ensino federal. Conforme planilha divulgada pelo campus, os recursos autorizados relacionados aos benefícios somam mais de 270 mil reais.

Além das bolsas, um dos editais também contempla o empréstimo de equipamentos digitais do tipo Chromebook para o ano letivo. Os dispositivos eletrônicos se assemelham a notebooks no formato e na usabilidade, porém possuem desempenho similar ao de tablets.

Apesar de o período de inscrições começar no dia 26 de fevereiro e terminar no dia 6 de março, a coordenadora da Assistência Estudantil, Lucineia Rosa Soares, orienta que “até lá os estudantes em situação de vulnerabilidade já vão separando a documentação necessária para a inscrição nos editais em que desejam participar, e se tiverem alguma dúvida podem procurar o setor de Assistência Estudantil”.

Sobre os editais:

• O Edital 02/2024 diz respeito ao auxílio TRANSPORTE. Nele serão selecionados 10 estudantes para o recebimento de bolsas mensais durante o período de 10 meses, no valor de R$ 180,00 por mês. Conforme Lucineia, estudantes que residem em localidades que não são atendidas pelo transporte coletivo municipal serão priorizados para este tipo de auxílio;
    • O edital 03/2024 selecionará estudantes para o recebimento de auxílio MORADIA. Por meio dele, serão selecionados 10 estudantes em situação de vulnerabilidade para o recebimento de bolsas mensais durante o período de 12 meses, sendo cada bolsa no valor de R$ 600,00. O objetivo principal deste tipo de auxílio é garantir prioritariamente a permanência nos estudos de estudantes oriundos de outras cidades.
    • O edital 04/2024 trata sobre a concessão de auxílio CRECHE. Este tipo de auxílio visa atender estudantes que são pais e mães e que não tiveram acesso a vaga em creches municipais no horário escolar de seus respectivos cursos. Para esta modalidade de auxílio serão selecionados até 3 estudantes para o recebimento de bolsas no valor mensal de R$ 350,00 durante um período de 10 meses.
    • O edital 05/2024 trata sobre o EMPRÉSTIMO DE CHROMEBOOKS. Serão disponibilizados de maneira temporária 55 equipamentos ao todo. Os estudantes selecionados neste edital deverão assinar termos correspondentes ao empréstimo e retirada do equipamento e serão responsáveis por sua guarda durante o período da concessão, devendo devolver o Chromebook no final do período estipulado para o empréstimo.

Este ano, os editais da Assistência Estudantil receberão inscrições diretamente pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e quem tiver alguma dúvida em relação ao edital ou ao procedimento para inscrições deve procurar o suporte no setor de assistência estudantil. Antes do início das inscrições, o setor estará atendendo normalmente das 7h às 11h e das 13h às 17h, porém durante o período de inscrições (26/02 a 06/03/2024) atenderá em horário alternativo, das 14h às 17h e das 19h às 21h, visando contemplar quem procura esse tipo de suporte no período noturno.

Todos os editais estão publicados no site oficial do IFMT Campus Sorriso e as publicações previstas para as diferentes etapas de cada edital acontecerão no mesmo endereço: srs.ifmt.edu.br/inicio