Na manhã de segunda-feira (20), prefeito, vice-prefeito e secretários municipais de Sorriso realizaram sua tradicional reunião de gestores em um local diferente do habitual para a administração municipal: no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso.
O encontro aconteceu ali para que a equipe e os alunos do IFMT recebessem informações sobre os primeiros resultados de uma viagem internacional na qual gestores do Instituto Federal visitaram diferentes instituições de ensino e pesquisa em Portugal e na Noruega ao longo da primeira quinzena de março.
Presentes na reunião, os diretores gerais do IFMT Campus Sorriso e do Campus Avançado Lucas do Rio Verde, Claudir von Dentz e João Vicente Neto, respectivamente, participaram do ato comentando os pontos altos da viagem e elencaram ações esperadas para o Instituto Federal a partir da consolidação de parcerias com instituições científicas visitadas no continente europeu para, inicialmente, a promoção de ações de intercâmbio e de cursos em associação com o IFMT, tanto para a formação de estudantes brasileiros quanto para a qualificação das equipes que trabalham no Instituto Federal diariamente.
A participação da Prefeitura de Sorriso foi mobilizada pela administração municipal semanas antes do embarque, quando, logo após o ato de assinatura de convênio com o município para a oferta de um novo curso técnico, o reitor do IFMT apresentou o roteiro da missão e estendeu ao município o convite para acompanhar o grupo de dirigentes do Instituto. Na apresentação, prefeitura e IFMT abriram a possibilidade de implantação de um Laboratório de Robótica Aplicada voltado à agricultura na cidade que detém o título de Capital Nacional do Agronegócio, ideia que, espera-se, seja convertida em realidade num futuro próximo.
O prefeito Ari Lafin reforçou a importância de que a qualificação profissional acompanhe o ritmo das novas tecnologias que chegam às lavouras e agroindústrias do município e o papel do IFMT à frente desse processo.
“Tudo o que produzimos em produtos industrializados, no agregado, precisamos de máquinas. Claro que, sim, a tecnologia é extremamente importante, mas de nada adianta a tecnologia se não tivermos a mão-de-obra capacitada”, comentou.
Em Portugal, a comitiva visitou a Universidade Beira Interior (UBI), o Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia (Isla), o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (Iscap). Já na Noruega, o grupo conheceu a Norwegian University of Life Sciences e seu laboratório tecnológico onde são desenvolvidos trabalhos que envolvem robótica, inclusive com aplicação para a agricultura.
Para o diretor-geral do Campus Sorriso, professor Claudir von Dentz, a missão foi produtiva em diferentes aspectos: “por um lado, cumprimos o itinerário de aprendizado proposto dentro de um curso de formação de gestores que foi o ponto de partida para essa viagem internacional. Por outro, aproveitamos a viagem para ver de perto como a robótica e a automação estão presentes no âmbito acadêmico nessas instituições e para construir parcerias institucionais importantes para o nosso desenvolvimento enquanto instituição educacional, científica e tecnológica”, observa von Dentz.
Sobre a missão internacional do IFMT na Europa
A viagem dos gestores do IFMT para Portugal e, em seguida, Noruega, foi concebida como parte de um Curso de Formação de Gestores para a Educação Profissional e Tecnológica com aspecto modular que contempla, entre outros componentes curriculares, Empreendedorismo e Inovação no Brasil e em Portugal, Inglês Básico para Gestores e Relações Internacionais e Educação Profissional e Tecnológica. Nessa formação, o estabelecimento de parcerias com instituições científicas estrangeiras foi incluído como parte do roteiro internacional.