Com estudantes de 19 unidades participando do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) é uma das escolas públicas com o melhor desempenho na prova, de acordo com os microdados do Exame - divulgados pela primeira vez pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no último dia 20, e que já começaram a ser tabulados por escolas privadas, veículos de comunicação e pesquisadores da área de educação.
Entre as 339 escolas mato-grossenses que tiveram alunos no Exame*, 289 são escolas públicas. Ao classificar as unidades pela média das notas nas provas objetivas em conjunto com a nota da redação, os resultados reiteram o bom desempenho dos alunos do IFMT em todas as 19 unidades do Instituto Federal no estado. Entre as escolas públicas, todas as unidades do IFMT que participaram do Enem estão entre as 26 com melhor desempenho. O Instituto Federal ainda ocupa 9 das 10 primeiras colocações nesse ranqueamento, tendo o campus Cuiabá - Bela Vista como a escola pública de Mato Grosso com melhor resultado no Enem 2019.
Ainda na classificação pela média das notas nas questões objetivas e na redação, o IFMT Campus Sorriso aparece em 9º lugar entre as escolas públicas mato-grossenses e, junto com outras 8 unidades do IFMT, consta entre as 50 melhores escolas do estado se considerada a rede privada, inclusive os cursinhos dedicados exclusivamente ao pré-vestibular, mesmo tendo como foco a formação técnica integrada ao Ensino Médio e a realização de atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação ao longo do processo formativo.
*Os microdados estão disponíveis em formato bruto na página do Inep e algumas de suas tabulações estão disponíveis na internet, como a feita pela Folha de S. Paulo (que aplica os mesmos critérios adotados no "Enem por Escola", cuja divulgação oficial foi interrompida em 2015 pelo Inep); a apurada pelo Correio Braziliense (que, entre outros critérios, considera apenas as escolas com 30 alunos ou mais), e as disponibilizadas por cursinhos pré-vestibulares, como a "Elite Campinas" (que considera apenas escolas que tiveram pelo menos 10 alunos com notas superiores a zero em todas as provas objetivas, e que se inscreveram na condição de "Cursando e concluinte do Ensino Médio em 2019". Pela facilidade de acesso para usuários comuns e pela quantidade de informações sobre as escolas mato-grossenses, esta foi a tabulação utilizada para a confecção desta reportagem).