Livros do Literamato 2 chegam à biblioteca do IFMT Campus Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 19 de Abril de 2022 às 06:52

Neste mês o IFMT Campus Sorriso recebeu uma entrega especial: diversas caixas com livros do projeto "Conhecendo a Literatura de Mato Grosso: Literamato 2". São títulos de autores de Mato Grosso selecionados especialmente por uma equipe do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e destinados a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas em todos os cantos do estado.

“Nós tivemos um cuidado muito grande de oferecer a esses jovens livros que possam dialogar com a fase que estão vivendo, com a faixa etária, respeitando todos os critérios das Leis de Diretrizes e Bases da Educação, mas, sobretudo, atentos ao prazer da leitura, ao afeto, à sensibilidade, e ao desafio gigante de formar leitores dentro do estado de Mato Grosso”, comenta a profª. Dra. Walnice Vilalva, coordenadora do projeto.

Por meio do Litreramato 2, a Unemat e seus parceiros (Amiscim, Seduc/MT e IFMT) encararam o desafio de distribuir 10 mil livros, que já começaram a chegar a todas as unidades do IFMT, dezenas de escolas públicas estaduais e alguns centros culturais.

Além de reforçar o acervo da biblioteca do Campus Sorriso, os novos livros recebidos pela unidade de ensino federal também serão utilizados dentro do projeto “Leitura Literária – Despertando a leitura dentro e fora de sala de aula”, coordenado pela professora Me. Elisangela Dias Saboia e que acontece no campus desde 2018.

“No projeto, os estudantes do primeiro ano dos cursos técnicos têm uma aula de leitura semanal, e esses livros serão utilizados nesse momento”, conta a professora Elisangela.

Entre os títulos que o Literamato disponibilizou ao IFMT estão as obras:

- “Virgínia”, de Stéfanie Sande;
- “Jardim de Ossos”, de Marli Walker;
- “Já não podem ser amanhã”, de Ângela Coradini;
- “Fantasmas em Vila Maria”, de Agnaldo Rodrigues da Silva;
- “Aldrava”, de Edson Flávio Santos;
- Acordes para uma menina cantar”, de Marilza Ribeiro;
- “Festa”, de Aclyse Mattos;
- “Na Pele”, de Luciene Carvalho;
- “O segredo de Marguerite”, de Luck P. Mamute; e
- “Inclassificáveis”, de Eduardo Mahon.

Amanhã (20/04) a PPGEL transmitirá, em seu canal oficial no YouTube, um diálogo entre representantes da Seduc e do IFMT sobre o Literamato 2. A transmissão começa às 19h e pode ser acompanhada em youtube.com/c/PPGELUNEMAT.