As ações de inovação estão no DNA da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Aliando Ensino, Pesquisa e Extensão, os Institutos Federais buscam dar resposta às demandas das comunidades nas quais estão inseridos. Com foco na inovação e no empreendedorismo, um novo projeto de Ensino abriu, nesta semana, o período para recrutamento de participantes entre os alunos do IFMT Campus Sorriso.
Sob o nome de “CodIFica”, o projeto é coordenado pelo prof. Dr. André Assis Lôbo de Oliveira, da área de informática, e propõe o desenvolvimento de aplicações de software para a solução de problemas reais. “Transformar ideias em produtos de software envolve ações que extrapolam a escrita de linhas de código. Requer um estudo profundo de viabilidade da proposta, planejamento e dedicação. Trazer isso à realidade dos estudantes pode desmitificar a ideia de que software é desenvolvido somente por programadores”, explica o professor.
A ideia do CodIFica gira em torno da criação de um ambiente inspirado na indústria de desenvolvimento de software, mas com características que remetem a atuação de um grupo de estudos avançados, pois os estudantes conhecerão ferramentas e linguagens de programação à medida em que desenvolvem um produto. “Além disso, envolve criatividade, raciocínio lógico, estimula a inovação e o empreendedorismo. Nossa proposta é que o aluno possa vivenciar esse processo no IFMT Campus Sorriso. O aprendizado de programação é uma consequência natural dessa vivência”, acrescenta André.
Dieison Guisolfi, jornalista do campus e colaborador do ‘CodIFica’ explica que o projeto constrói um diálogo entre áreas de conhecimento distintas e que se complementam. “É uma forma de lembrar os estudantes que todo conhecimento é válido. Temos diversos alunos que hoje não se vêem atuando na área técnica do curso no qual estudam, e o CodIFica dá exemplos de que é possível incorporar esse conhecimento técnico em um setor com o qual o estudante tenha mais afinidade. Nesse tipo de encontro podem surgir profissionais altamente especializados, seja pela experiência ou pela formação. Observamos isso em diversas áreas, inclusive na comunicação. E o desenvolvimento de software é um território muito fértil para isso”, comenta o jornalista.
As inscrições para participação podem ser submetidas em um formulário disponível neste link.
Apesar de não possuir um curso específico na área de informática, o IFMT Campus Sorriso contempla a disciplina nas matrizes curriculares de seus cursos e estimula os estudantes a aplicarem o conhecimento nas áreas específicas de formação. O projeto CodIFica surge como uma ferramenta complementar para esse trabalho.
A primeira reunião dos voluntários do projeto está prevista para a próxima sexta-feira (06/09), às 14h.
Em breve os inscritos serão informados, pelo e-mail cadastrado, a respeito da data, horário e local da primeira reunião dos voluntários.
Atualizada em 03/09/2019, às 07h05.