A comissão tem o propósito de implementar medidas que garantam um ambiente inclusivo e respeitoso a todas as pessoas que compõem a instituição.
Com o objetivo de construir diretrizes, propor e implementar ações que visem a valorização do trabalho feminino, além de prevenir e combater o sexismo no âmbito da instituição, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso lança, nesta terça-feira (25), a Comissão Permanente de Participação Feminina - Elas no IFMT.
O evento será às 14h, no Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube do IFMT - https://www.youtube.com/user/ifmtoficial.
A data de lançamento da Comissão Elas no IFMT foi cuidadosamente escolhida em alusão a duas datas significativas à causa feminina: o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e o Dia nacional de Teresa de Benguela, líder quilombola que deu visibilidade ao papel da mulher negra na história brasileira.
Teresa de Benguela liderou por 20 anos a resistência contra o governo escravista e coordenou as atividades econômicas e políticas do Quilombo Quariterê, na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. Por sua relevância, o IFMT tomou emprestado o seu nome para um projeto extensionista idealizado e implantado em 2017 que possibilitou, desde então, a qualificação profissional de 1370 mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social.
Elas no IFMT
Composta por 11 servidoras da Reitoria, a Comissão de Participação Feminina surge pelo reconhecimento da importância da diversidade de gênero e da promoção da equidade, e tem o propósito de implementar medidas que garantam um ambiente inclusivo, promissor e respeitoso a todas as pessoas que compõem a instituição.
As servidoras Ma. Marilane Costa e Ma. Sandrine Huback conduzirão os diálogos com as/os participantes presenciais e remotos sobre a participação feminina no mundo do trabalho: avanços e desafios no setor público”.
A mediação será feita pela Dra. Amone Inácia Alves, da Universidade Federal de Goiás (UFG), ministrante da disciplina: Educação, trabalho e formação humana do Programa de Doutorado em Educação PCI IFMT/UFG.
“O lançamento do Elas no IFMT será um momento significativo de conscientização, engajamento e fortalecimento do compromisso do IFMT com a igualdade de gênero”, afirma a presidenta da comissão, Regina Olea.
Participam da abertura do evento, o reitor do IFMT, Julio César dos Santos, a coordenadora do Doutorado Interinstitucional IFMT/UFG, Nádua Kunze e a presidenta da Comissão Regina Oléa, além de alunos do doutorado e toda a sociedade interessada no terma.