Com a evolução dos trabalhos de implantação da rede de energia elétrica na Fazenda Experimental do IFMT Campus Sorriso, o Instituto Federal já prepara novas atividades para a área rural. Uma das ações previstas para o segundo semestre deste ano é a implantação de uma vitrine tecnológica de sistemas de produção agroecológica, com foco na agricultura familiar.
O projeto é uma parceria entre o Campus Sorriso, a Prefeitura Municipal e o Clube Amigos da Terra (CAT). Há alguns dias, representantes dessas três entidades participaram de uma reunião para discutir a implantação da vitrine tecnológica. Uma área de 5 mil m² na Fazenda Experimental do IFMT servirá a essa iniciativa, que visa o desenvolvimento de tecnologias que envolvam o uso de sistemas de produção consorciados: cultivos que colocam lado a lado culturas anuais e culturas perenes (como árvores frutíferas, por exemplo).
O engenheiro agrônomo Thiago de Souza Rizzi, coordenador do Núcleo de Produção do IFMT Campus Sorriso, explica que esse tipo de sistema permite uma melhor gestão dos nutrientes no solo, criando um ciclo que, entre muitos outros benefícios, reduz os custos com adubação. “A ideia é propiciar uma diversificação da produção agrícola somada a um meio de produção mais sustentável”, comenta o agrônomo.
Já a Coordenadora do Curso de Engenharia Agronômica, Ana Paula Encide Olibone, responsável pela articulação inicial que resultou no projeto, diz que as práticas que serão adotadas na vitrine são menos invasivas ao meio ambiente, contribuindo principalmente para a conservação do solo e da fauna. “É um sistema de produção que se alinha ao conteúdo da disciplina de Agroecologia, prevista na matriz curricular do curso. Acreditamos que os profissionais que formamos precisam conhecer diversos sistemas produtivos, para que possam definir qual é o mais adequado à cada situação que encontrarem em suas carreiras”, comenta.