O período para solicitação de isenção da taxa de inscrição será de 03 a 09 de setembro de 2024
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT divulga o Edital 123/2024, referente ao processo seletivo para vagas do curso de Mestrado em Ensino – Turma 2025. O curso oferta o total de 26 vagas para matrícula no IFMT, distribuídas conforme Quadro 2 no respectivo edital, válidas para a turma do primeiro semestre de 2025.
O curso de mestrado acadêmico é ofertado em associação ampla entre IFMT e UNIC com as linhas de pesquisa: Linha 1 - Ensino de Linguagens e seus Códigos; Linha 2 - Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar; Linha 3 - Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas Tecnologias.
O prazo de conclusão do curso é de 24 meses a partir da matrícula. As atividades do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn) ocorrem quinzenalmente, podendo ser realizadas nas quintas, sextas e sábados, conforme calendário previamente disponibilizado. No entanto, esse cronograma pode ser alterado. A divulgação das demais etapas do edital será feita no site: https://seletivo.ifmt.edu.br.
O requisito de participação neste processo seletivo é ter concluído o curso de graduação reconhecido no país até a data da matrícula. A Universidade de Cuiabá (UNIC), instituição parceira na oferta deste curso, realizará processo seletivo com edital próprio destinado ao preenchimento das vagas ofertadas pela referida instituição.
A inscrição deve ser feita no período de 03 de setembro a 21 de outubro de 2024, por meio do sistema eletrônico SGC no endereço https://seletivo.ifmt.edu.br/. O candidato deverá preencher eletronicamente todos os itens exigidos no formulário, incluindo o questionário socioeconômico, além do envio dos documentos solicitados no edital referente, em arquivo único e formato PDF de até 10MB, no mesmo endereço.
O candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa no valor de R$150, obrigatória para os que não forem contemplados pela isenção da taxa de inscrição.
Os documentos exigidos para a inscrição são:
a) Diploma legível de Curso de Graduação ou documento equivalente em que conste sua conclusão com data anterior à data de matrícula prevista no Cronograma (Quadro 1);
b) Histórico escolar oficial completo e legível da graduação do candidato, emitido pela Instituição, com os nomes das disciplinas por extenso e eventuais reprovações ou trancamentos de matrícula (uma cópia), não sendo aceitos históricos escolares contendo apenas a nota final de aprovação do(s) curso(s) já realizados;
c) Cópia legível do Registro Geral (RG);
d) Currículo da Plataforma Lattes em PDF, legível e gerado via https://lattes.cnpq.br/
e) Pré-projeto de pesquisa, conforme Anexo II;
f) Quando for o caso, Termo de autodeclaração para candidatos de políticas de Ações Afirmativas e necessidades especiais (Anexo VIII) para concorrer às vagas destinadas a negros/as (pretos/as e pardos/as), quilombolas e indígenas e pessoas com deficiência (neste último caso deve-se atender também o item 5 do Edital);
Para obter a isenção total do pagamento das taxas, o candidato deverá comprovar cumulativamente:
a) renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo comprovada ou estar cadastrado no CADÚNICO em tal condição;
b) ter cursado o ensino médio e ensino superior completo na rede pública ou como bolsista integral em instituição da rede privada.
c) preencher, eletrônica e corretamente, todos os itens do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico no sistema SGC no endereço https://seletivo.ifmt.edu.br/ e marcar a solicitação de isenção no sistema e enviar os documentos solicitados no sistema.
Para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá encaminhar via formulário, os seguintes documentos listados (escaneados, em arquivo único no formato PDF), do período do dia 03 a 09 de setembro: requerimento de Isenção de Taxa assinado e datado pelo candidato no ato da inscrição; cópia de documento comprobatório (Histórico Escolar ou equivalente) e cópia de comprovante de renda familiar atualizado do candidato ou responsável.
A seleção de candidatos compreenderá as seguintes fases:
a) Fase I (Eliminatória e Classificatória): Prova de conhecimentos específicos;
b) Fase II (Eliminatória e Classificatória): Arguição do projeto.
A Fase I – Prova de conhecimentos específicos ocorrerá no dia 24 de novembro de 2024. A prova terá duração de 4 horas, com início às 8h e término às 12h (horário oficial de Mato Grosso), sendo realizada no IFMT, campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva. A prova é dissertativo-argumentativa em que se avalia os conhecimentos específicos e o desempenho linguístico do candidato, atribuindo nota de 0 a 10 pontos.
A Fase II – Avaliação e Arguição do projeto ocorrerá de 05 a 07 de fevereiro de 2025. Consiste na análise de pré-projeto de pesquisa relacionado a uma das linhas de pesquisa do PPGEn e entrevista feita pela Comissão de Seleção ou banca por essa designada. A análise do pré-projeto de pesquisa se trata da avaliação do pré-projeto (Anexo II) de acordo com os critérios descritos no Anexo III, atribuindo nota de 0 a 5 pontos. Os projetos de pesquisa serão avaliados de acordo com a pertinência e alinhamento com o(a) pretenso(a) docente orientador(a). A divulgação das salas (virtuais) e dos horários de entrevista dos candidatos será feita no dia 12 de dezembro de 2024.
A nota final do candidato será calculada por meio da fórmula: Nota final = 0, 5 × Nota da Fase I + 0,5 × Nota da Fase II
A classificação final dos candidatos será por linha, em ordem decrescente considerando a nota final. Considera-se como “Aprovado” os candidatos cuja classificação final esteja dentro do número de vagas das linhas ofertadas por este edital. O resultado preliminar deste processo seletivo será divulgado no dia 17 de fevereiro de 2025.
Para mais informações, leia atentamente o Edital 123/2024 e seus anexos no site https://seletivo.ifmt.edu.br.
Outras informações podem ser obtidas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) através do email: ppgen.cba@ifmt.edu.br