No aniversário de Sorriso, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso inaugura a sede de seu campus no município. A estrutura fica no bairro Santa Clara, em um terreno de 10 mil m² que foi doado ao IFMT em setembro de 2010. A cerimônia está marcada para a sexta-feira, às 10h.
Com investimento total de R$ 10.086.928,27, o prédio tem 4.300 m² de área construída e já atende mais de 550 alunos regularmente, com previsão de chegar a 1.200 alunos nos próximos anos. A unidade está entre as primeiras no estado a seguir um projeto arquitetônico que se tornou referência para os novos campi do IFMT.
Com uma distribuição modular, o campus conta com um bloco para atividades administrativas, um bloco com salas de aula e laboratórios, biblioteca e auditório, além de outros espaços.
A unidade incorpora conceitos de acessibilidade e sustentabilidade: no estacionamento há vagas reservadas para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, devidamente sinalizadas; o prédio conta com dois elevadores (um próximo ao bloco administrativo e um dentro do bloco de salas de aula); e a estrutura faz reutilização da água das chuvas para as descargas dos vasos sanitários.
EXPANSÃO
A gestão da unidade sorrisense do IFMT já deu início à primeira expansão da sede que está sendo inaugurada: a criação de um bloco com 18 laboratórios de áreas técnicas, cujo projeto está em fase de desenvolvimento.
Além disso, a unidade finaliza, nas próximas semanas, a instalação de um ponto de apoio para atividades acadêmicas em sua Fazenda Experimental, localizada às margens da BR-163, próximo à Delegacia da Polícia Rodoviária Federal.
Ascom/Campus Sorriso/IFMT
Dieison Guisolfi