IFMT Campus Sorriso realiza ações de combate a violência contra as mulheres

Publicado por: Campus Sorriso / 8 de Dezembro de 2017 às 18:14

No próximo domingo (10/12) termina a edição 2017 da campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, lançada por um grupo ligado ao Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL, na sigla em inglês) e apoiada pelo IFMT Campus Sorriso por meio da Comissão para estudos das temáticas de Gênero, Transgeneridades, Feminismos e Direitos Civis.

Entre os meses de novembro e dezembro, a comissão promoveu atividades que envolveram a distribuição de camisetas estampadas com o mote da campanha e a realização de dinâmicas de sensibilização da comunidade acadêmica quanto às diversas manifestações da violência contra as mulheres e também sobre questões ligadas ao racismo e à homofobia.

Na visão da assistente social Gheysa Maria Pereira Lima Eickhoff, do IFMT, “o diálogo oriundo dessas ações conseguiu de certa forma dar visibilidade às mulheres, que são as principais vítimas da violência de gênero em nosso país”. A profissional é presidente da comissão que foi constituída no campus por meio da portaria nº 57/2017, da qual também fazem parte os servidores Vinícius Ferreira dos Santos, Nayara de Novaes Rezende Villani, Leandro Viana de Almeida, Sinovia Cecília Rauber, Anderson Platini do Nascimento Eickhoff e Juliana Alexandre Borges.

PAINEL TEMÁTICO

No dia 21 de novembro, o IFMT Campus Sorriso realizou o painel temático “Carolina Maria de Jesus, um retrato de nós”. A atividade trabalhou questões referentes à consciência negra e aos diferentes tipos de violência contra as mulheres.

Coordenado pela assistente social da unidade de ensino e com o apoio dos membros da comissão e ainda dos professores Yasmin Nobre da Silva, Onilma Freire dos Santos e Silvia Mara Davies, o Painel Temático contou com mesa redonda sobre direitos sociais nas perspectivas de gênero e da diversidade, oficinas sobre literatura negra e sobre o papel histórico do negro, palestra de sensibilização pela não violência contra a mulher e sala temática com exibição de material audiovisual sobre a cultura afro-brasileira.