IFMT Campus Sorriso expande espaços para atividades acadêmicas de apicultura

Publicado por: Campus Sorriso / 15 de Março de 2022 às 07:00

Aulas práticas, pesquisas e projetos de extensão que envolvam apicultura agora têm estruturas próprias na Fazenda Experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso.

Na última semana, a unidade recebeu caixas para abelhas decorrentes de parcerias com o projeto Vita Mel Mais, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e do Centro de Ressocialização de Sorriso.

“Nós organizamos um momento prático com os alunos que envolveu a Patrulha da Abelha, na qual eles falaram sobre o trabalho desenvolvido por eles, e, com o apoio deles, instalamos uma base seguindo as normas mais adequadas no nosso apiário-escola”, comenta o prof. Dr. Élio Barbieri Junior.

Atualmente a sede do Campus possui algumas colmeias no ambiente denominado “Horto-Escola”. De acordo com o professor, as colônias de espécies com ferrão serão manejadas para o novo espaço na Fazenda Experimental, enquanto “na sede do campus nós faremos um trabalho com abelhas indígenas sem ferrão para trabalhar com a polinização”.

Para os próximos meses, um terceiro espaço para as abelhas deve surgir como consequência de uma iniciativa que integrará apicultura e agroecologia. Essa nova ação está sendo construída de forma conjunta entre Barbieri, a profª Dra. Ana Paula Encide Olibone - que já desenvolve pesquisas sobre agroecologia na Fazenda Experimental - e o prof. Dr. Dácio Olibone - que coordena o espaço e também desenvolve pesquisas ali.