IFMT Campus Sorriso e Prefeitura Municipal de Cláudia trabalham na construção de convênio para abertura de curso técnico

Publicado por: Campus Sorriso / 23 de Fevereiro de 2018 às 17:19

As discussões sobre a possibilidade da implantação de um curso técnico presencial do IFMT no município de Cláudia foram retomadas nesta semana. Na segunda-feira (19/02), o prefeito Altamir Kurten visitou o Campus Sorriso, acompanhado da secretária municipal de educação, Claudevânia Anderle, e do vereador Leo Rizzi. No gabinete da direção, a comitiva se reuniu com o diretor-geral da unidade, prof. Claudir von Dentz e com o chefe do Dep. de Ensino, prof. Marcionei Rech.

O encontro teve como pauta a discussão dos primeiros aspectos necessários à criação de um convênio entre a Prefeitura de Cláudia e o IFMT Campus Sorriso para viabilizar, naquele município, a oferta de um curso técnico em agropecuária. A demanda do município por cursos do IFMT foi originalmente apresentada por Kurten ao reitor do IFMT, prof. Willian Silva de Paula e ao diretor do IFMT Campus Sorriso, prof. Claudir von Dentz, no ano passado. Inicialmente, a proposta é que o curso seja na modalidade subsequente, ou seja, tenha como público-alvo pessoas que já tenham concluído o Ensino Médio.

Conforme o diretor do Campus Sorriso, “a prefeitura já se dispôs a viabilizar como contrapartida a estrutura física para o funcionamento das aulas, a reservar uma área agrícola para termos uma estrutura didática de campo, ao custeio da alimentação dos professores e ao apoio quanto à hospedagem dos docentes, quando necessária. Nessa última reunião, o prefeito sinalizou que o município precisa de um estudo detalhado sobre o impacto financeiro para execução desse projeto”. Ainda no primeiro semestre deste ano, segundo von Dentz, o Campus Sorriso deve apresentar esse estudo. Além disso, a unidade também deve elaborar o projeto pedagógico do curso proposto, conforme as características dos arranjos produtivos locais daquele município.

Após esses estudos, para que o curso possa iniciar a oferta de vagas naquele município ainda será necessária a formalização do termo de convênio bem como a criação de um plano de trabalho correspondente.