Com uma série de vantagens, tanto pela diversidade de culturas, quanto pela possibilidade de rotação de cultivos, e pela otimização dos espaços e da carga de trabalho necessária para sua manutenção, a horta do tipo mandala é uma forma alternativa para a produção de aves, peixes, frutas e hortaliças em propriedades pequenas, e as vantagens desse tipo de horta são ainda maiores para a chamada “agricultura familiar”.
A mandala consiste em um conjunto de canteiros distribuídos de forma circular. Vista de cima, a horta parece um agrupamento de anéis e tem, em seu centro, áreas destinadas à produção de peixes e/ou galinhas. “A horta mandala é uma atividade que incorpora princípios da agroecologia, principalmente de energia”, explica a professora Silvia Yochie Kataoka.
Acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica do IFMT Campus Sorriso instalaram, no mês de maio, uma horta mandala na Fazenda Experimental da unidade de ensino federal sob a coordenação da professora Kataoka e do professor Élio Barbieri Jr. A implantação da horta contou com o apoio de empresas locais e da Prefeitura de Sorriso.
A horta implantada na Fazenda Experimental irá integrar fruticultura e olericultura com avicultura e piscicultura, agrupando variedade à produção e aumentando as possibilidades de aprendizado aos estudantes. O espaço funcionará como um projeto piloto ligado a ações de disciplinas que se relacionam com a agricultura familiar.
“O conceito em si é interessante, tanto para quem tem pequenas áreas quanto para quem quer diversificar e aumentar sua lucratividade”, comenta o estudante Maicon Alan da Paz Sanches.