Com a proposta de promover o reconhecimento e a valorização da identidade e da cultura dos afrodescendentes, pesquisadores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso desenvolveram uma série de jogos pedagógicos. A iniciativa é resultado do projeto “Maletas Culturais: A utilização de jogos para o ensino de história e cultura Afro-Brasileira em escolas”, apresentado durante o IV Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT (WorkIF).
“O projeto foi desenvolvido em várias etapas. A primeira teve como pontos de partida, estudos bibliográficos e iconográficos. O segundo momento, correspondeu ao desenvolvimento de técnicas de confecção e elaboração de um manual de instruções. No final foi feita a intervenção com os alunos, inserindo os jogos e aplicando um questionário de pesquisa para coletar dados acerca do projeto”, comenta a professora Silvia Mara Davies, responsável pelo projeto.
Os jogos são grandes quebra-cabeças com peças nos mais diversos formatos. As imagens formadas pelo conjunto revelam cenas que remetem à importância histórica da cultura africana na formação da identidade cultural do brasileiro. O material é todo feito à mão e apresentado em uma maleta, o que facilita seu transporte e armazenamento. O trabalho recebeu incentivos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFMT (PROPES) por meio do edital 06/2015.