início do conteúdo

Futuros agrônomos conhecem fazenda de produção de peixes em Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 25 de Abril de 2019 às 06:49

Acadêmicos do 7º Semestre do curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso visitaram, na última semana, a fazenda de produção de peixes Amazon Fish. A visita técnica se relaciona com a disciplina de Produção Animal I, ministrada pelo prof. Dr. Élio Barbieri Junior, que acompanhou a atividade.

Recebidos pelo gerente de produção da fazenda, Luciano Hinnah, os estudantes visitaram os diferentes espaços da propriedade, que atualmente produz em torno de 600 toneladas por ano de peixes. Pintado e Jatuarana são as espécies ‘carro-chefe’ da fazenda sorrisense, com produção 450 toneladas/ano e 150 toneladas/ano, respectivamente.

“Sorriso hoje é uma potência na produção do pintado amazônico... nessa espécie é uma referência para o Brasil”, conta Hinna. Com 40 viveiros para engorda e 73 viveiros de alevinagem, a Amazon Fish atua com a venda de peixes e alevinos em “beira de tanque”. “O comprador vem com o caminhão, motorista e gelo. Nós nos encarregamos de colocar o peixe no caminhão”, explica o engenheiro de pesca, destacando que mais de 95% da produção local segue esse modelo de negócio.

Ele conta que a escolha de Sorriso para a implantação da fazenda, em 2008, levou em conta o potencial de verticalização da produção agrícola disponível na região, a água em abundância e o clima. O empreendimento – um dos maiores do setor no município - mantém infraestruturas estratégicas para o crescimento do negócio, como um laboratório de alevinagem, que é utilizado para melhoramento genético dos alevinos.

Para o professor Élio Barbieri Jr., a principal lição dessa visita técnica é que os alunos aprendam como a piscicultura se relaciona com outras cadeias produtivas e com as características da região. Além disso, é importante ter uma noção do volume de variáveis que afetam a capacidade de produção, a rentabilidade e a sustentabilidade do negócio. “Nossos estudantes precisam estar conectados às cadeias produtivas presentes no município de Sorriso. Essa é uma atividade que agrega valor aos nossos produtos agrícolas e que tem apresentado elevadas taxas de crescimento”. 

A fazenda visitada já recebeu estudantes de outras instituições, inclusive acadêmicos de Sinop e da capital do estado. O gerente de produção da Amazon Fish acrescenta a relevância desse tipo de visita: “é interessante mostrar o que Sorriso tem. Às vezes a pessoa mora aqui do lado e não sabe que tem uma estrutura com um volume de peixe assim na região... Saibam que tem um porto seguro aqui. Hoje tem alevinos, hoje tem assistência técnica, hoje tem mercado”.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Sorriso

Av. dos Universitários, 799, Bairro: Santa Clara - CEP: 78.895-150

Telefone: (66) 3545-3700

Sorriso/MT