Evento organizado pelo IFMT oportunizará observação astronômica à população de Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 12 de Setembro de 2023 às 10:52

Marcada para acontecer neste final de semana em Sorriso, a III Olimpíada Mato-Grossense de Lançamento de Foguetes contabiliza uma série de atividades voltadas ao estímulo à curiosidade científica. Palestras, lançamentos de foguetes, exibição de meteoritos e observação astronômica são algumas das atividades propostas para o evento. A organização é feita pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso, do Clube de Astronomia de Rondônia, vinculado à Universidade Federal de Rondônia (Unir) e do Instituto de Física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Parte desse itinerário é restrita às mais de 20 equipes inscritas para o evento, que terão acesso a palestras e oficinas relacionadas a conteúdos de Astronomia e Astronáutica e outra parte é de acesso livre para a população que quiser acompanhar a atividade. Destaque para os lançamentos de foguetes feitos com garrafa PET, a partir das 16h na sexta-feira (15) e das 10h no sábado (16) em um terreno ao lado da Faculdade Atenas, no bairro Santa Clara, na região do Rota do Sol, e para as atividades de observação astronômica, que acontecem na sexta-feira à noite, a partir das 19h30, no IFMT.

O professor Marcelo Arruda, do IFMT, é o responsável pela organização da Olimpíada, que espera a participação de aproximadamente 70 estudantes de pelo menos 7 municípios mato-grossenses. Ele conta que foram necessárias algumas alterações em relação à programação original de palestras e oficinas, mas que o conteúdo geral dessas atividades segue o mesmo. “Convidamos a população sorrisense a participar do nosso evento e torcemos para que o clima contribua para que tudo corra bem. Estamos preparando tudo com muita atenção para que seja essa experiência seja inesquecível a todos que acompanharem”, comenta Arruda.

A programação completa da III Olimpíada Mato-Grossense de Lançamento de Foguetes está disponível na página do evento, que pode ser acessada pelo link: https://eventos.ifmt.edu.br/eventos/485/IIIOMLF/