Estudos avaliam a viabilidade agronômica da produção comercial de amendoim na região de Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 11 de Maio de 2021 às 10:20

É semana de colheita na Fazenda Experimental do IFMT Campus Sorriso. Mais especificamente, colheita de amendoim. Com maquinário específico para o arranquio e colheita, o Grupo de Pesquisa “Sistemas de Produção Agrícola no Cerrado”, coordenado pelo prof. Dr. Dácio Olibone, do IFMT Campus Sorriso, tem desenvolvido diversos projetos de pesquisa com a cultura em 8 hectares de área experimental do Instituto.

As pesquisas tiveram início em 2018 e serviram de base para as primeiras lavouras comerciais de amendoim na região que, no ano passado, somaram 250 hectares. Para a safra 2020/2021, a cultura já alcança 1560 hectares de área plantada em fazendas de Sorriso e municípios vizinhos.

“Nos experimentos estão sendo avaliadas as melhores épocas de semeadura, as cultivares mais produtivas, as com maior grau de resistência a doenças foliares e a resposta destas à adubação. Além disso, 65 novas linhagens genéticas da leguminosa estão sendo avaliadas com o objetivo de identificar as mais produtivas para nossa região… as mais adaptadas às condições do nosso clima”, detalha Olibone.

O pesquisador explica que as cultivares e novas linhagens testadas, fazem parte do PMA – Programa de Melhoramento do Amendoim da EMBRAPA, do Programa de Melhoramento do Instituto Agronômico de Campinas, o I.A.C., e da El Carmen – Argentina.

Os projetos contam com o apoio do Instituto Mato-Grossense do Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigação - Imafir/MT; Indústrias Colombo - MIAC Máquinas Agrícolas; Beatrice Peanuts; LC Sementes; e Fazenda São José.