Estudantes do IFMT de Sorriso disputam a final da Olimpíada Brasileira de Agropecuária nesta semana

Publicado por: Campus Sorriso / 4 de Setembro de 2023 às 09:07

Na tarde de quarta-feira (06), estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso embarcam para o Distrito Federal onde participam da fase final da 12ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária entre os dias 7 e 10 de setembro, no Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Planaltina.

A competição reunirá 50 equipes de todo o Brasil e deve contar também com participantes de outros países. A organização da Olimpíada espera receber um total de 200 estudantes para a final, que será disputada em duas etapas: a primeira composta de uma prova teórica e a segunda composta de três provas práticas.

As provas abordam conteúdos esperados para o currículo de cursos técnicos em Agropecuária, Agroecologia, Meio Ambiente, Agronegócio, Alimentos, Agroindústria e outros cursos do eixo tecnológico de Recursos Naturais do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação. Na última edição, por exemplo, as provas práticas envolveram temáticas como inseminação artificial, levantamento topográfico e semeadura. A atividade desta semana premiará um total de 15 equipes compostas por três estudantes e um orientador.

A delegação do IFMT Campus Sorriso é orientada pelo professor Adilson Amorim Brandão e conta com os estudantes José Aparecido, Gabriel Osório e Matheus Lima, do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Eles viajam com todas as despesas custeadas pela instituição. Na primeira fase da Olimpíada, o grupo conquistou a melhor colocação do centro-oeste brasileiro dentro da categoria disputada.