Estudantes de Sorriso se confrontam em arena matemática

Publicado por: Campus Sorriso / 26 de Setembro de 2023 às 11:08

Um projeto desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso colocou estudantes de diferentes escolas diante do desafio de solucionarem equações matemáticas rapidamente. A ação, coordenada pela professora Rosangela Griep, começou com competições dentro dessas escolas e culminou em uma rodada final, na qual os melhores estudantes de cada unidade escolar participante se enfrentaram.

A fase final do projeto “De Frente com a Equação” aconteceu na última quinta-feira (21), no auditório do Instituto Federal, onde foi elaborado um chaveamento para confrontos individuais entre os participantes.

Os embates foram divididos em rodadas eliminatórias. Em cada rodada, dois estudantes de escolas diferentes recebem, ao mesmo tempo, uma mesma equação matemática para solucionarem. Só avança para a próxima rodada quem acertar a conta primeiro ou em até 30 segundos após o oponente concluir com sucesso o desafio em jogo.

Os problemas foram divididos em um total de 10 níveis de dificuldade. À medida em que a competição avançava, o nível de dificuldade das questões a serem resolvidas crescia.

A grande final foi disputada entre as estudantes Gisele Kviatkovski Reis, da Escola Estadual 13 de Maio, e Caroline de Souza Martins, da Escola Estadual José Domingos Fraga. Gisele, a vencedora, levou como prêmio um aparelho Kindle além de outros mimos. A professora Vanilce W. Everling, que acompanhou a estudante ao longo da competição, também recebeu um aparelho.

Caroline, que ficou em segundo lugar, levou como prêmio uma mochila para notebook e um kit contendo camiseta, calculadora científica e garrafinha, enquanto que sua professora também foi premiada com uma mochila similar.

Todos os finalistas e seus professores foram premiados ao final do evento devido ao resultado obtido individualmente em suas escolas. Confira a lista de quem disputou a etapa final do projeto “De Frente com a Equação”:

1º lugar – Gisele Kviatkovski Reis – Escola Est. 13 de Maio

2º lugar – Caroline de Souza Martins– Esc. Est. José Domingos Fraga