Estudante do IFMT Campus Sorriso relata como é participar da seleção do programa Jovens Embaixadores

Publicado por: Campus Sorriso / 11 de Outubro de 2017 às 12:58

Desde 2003, mais de 500 estudantes de escolas públicas brasileira foram selecionados para se tornarem Jovens Embaixadores (JE), título que remete ao nome de um programa promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e que seleciona, anualmente, estudantes de escolas públicas brasileiras para um roteiro de 3 semanas de atividades nos EUA. A seleção tem diversas etapas, e a próxima deve ser concluída no dia 21/10. A estudante Virginia Fantin Owen, do IFMT Campus Sorriso participa da seleção e torce para estar entre os 50 finalistas que embarcarão para a experiência internacional.

O Programa permitiu que 11 estudantes mato-grossenses atingissem essa meta (em média um estudante por ano, à partir de 2007). A pré-seleção deste ano já possui 4 classificados no estado, e Virginia está entre eles. “Eu estou ansiosa, porque os outros 3 são candidatos muito fortes”, desabafa a estudante de 16 anos do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio. Ela conta que tomou conhecimento da iniciativa quando o professor de inglês mandou um e-mail para os alunos da turma dela informando sobre o Programa. “Eu me interessei e me inscrevi”, explica.

No mês de agosto ela participou de uma etapa que aconteceu em Sorriso, na biblioteca municipal. Há duas semanas, ela esteve em Cuiabá, no Instituto da Língua Inglesa, para mais uma etapa da seleção. “O conhecimento em inglês favoreceu. Já tinha participado do TOEIC no Campus e isso ajudou muito”, acrescenta Virginia. O TOEIC é a sigla para um teste de inglês que segue um padrão internacional de aplicação. Desde a criação da Coordenação de Relações Internacionais no IFMT Campus Sorriso, estudantes e servidores são incentivados a participar desse tipo de avaliação.

Agora ela e os outros três candidatos aguardam para saber qual seu futuro na seleção do JE. O estudante selecionado fará parte da delegação brasileira do Programa. Para esses escolhidos, o roteiro prevê uma semana de visitas em escolas, projetos sociais e oficinas de liderança na capital estadunidense e outras duas semanas de experiência internacional em um dos 50 estados americanos, onde assistem aulas em escolas locais e participam de atividades de voluntariado. Entre os objetivos está o fortalecimento de laços de amizade, respeito e colaboração entre Brasil e Estados Unidos.

Criado no ano de 2002, o Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Missão Diplomática dos EUA, do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, e conta com o patrocínio de empresas norte-americanas.