Em Sessão Solene, Câmara de Vereadores homenageia IFMT em Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 12 de Fevereiro de 2019 às 08:53

Na noite de ontem (11), a Câmara Municipal de Vereadores realizou uma Sessão Solene no auditório do IFMT Campus Sorriso para celebrar os 10 anos da presença da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no município. O evento homenageou servidores, autoridades públicas e representantes da sociedade civil envolvidos na implantação e no desenvolvimento do IFMT Campus Sorriso desde as primeiras audiências públicas realizadas para apresentar à comunidade a proposta de instalação de uma escola federal no município até os dias atuais.

Representando o reitor, a diretora executiva do IFMT, prof. Gláucia Mara de Barros, mencionou a relevante participação do município de Sorriso para o crescimento econômico do estado e destacou como o IFMT se alinha ao setor produtivo na Capital Nacional do Agronegócio. “Estamos aqui porque escolhemos estar e contribuir, para que este município, seja cada vez mais, destaque na produção, no desenvolvimento, e no auxílio ao crescimento do estado de Mato Grosso”.

Com sua história marcada pelo envolvimento da comunidade na implantação e no desenvolvimento de novas estruturas públicas, o município de Sorriso reuniu, por meio de parcerias públicas e privadas, as condições necessárias para a implantação de uma unidade do IFMT no município, cuja proposta foi protocolada junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação em março de 2009.

O presidente da Câmara de Vereadores, Cláudio Oliveira, lembrou aos presentes o costume local de “pensar grande”, sob o qual foram conduzidas todas as ações que resultaram na implantação da unidade. O IFMT Campus Sorriso iniciou a oferta de cursos em 2012 (à época, na condição de Campus Avançado) e, desde então já formou mais de 300 profissionais. No ano passado, a instituição de ensino já atendia 1159 alunos. “A Câmara Municipal, junto com todos os vereadores, estará sempre à disposição do Campus”, disse, acrescentando que o Poder Legislativo Municipal se empenha em buscar verbas federais e recursos para a expansão da unidade e para a divulgação do Campus na região.

Em meio à Sessão, o IFMT Campus Sorriso recebeu ainda o Certificado Mérito Educativo. “O IFMT Campus Sorriso é uma escola de referência”, justifica o Decreto Legislativo vinculado à homenagem e assinado por todos os membros do parlamento municipal.

“A gente agradece imensamente pela parceria e, hoje, sobretudo, pela homenagem a todos os servidores e todos que compõem a comunidade acadêmica e institucional do Campus Sorriso”, agradeceu o diretor-geral da unidade de ensino federal, prof. Claudir von Dentz.

Durante a solenidade, foram entregues moções de aplauso aos cidadãos que contribuíram para a implantação do IFMT Campus Sorriso, bem como da Fazenda Experimental vinculada à instituição. O ato reuniu servidores do IFMT, empresários, agricultores, líderes comunitários, parlamentares da atual legislatura e de legislaturas anteriores, representantes de empresas e de órgãos públicos.