A Diretora Sistêmica de Tecnologia da Informação (DSTI) realizou na quinta-feira (06/08), às 14 horas, uma reunião com os servidores da área de Tecnologia da Informação do IFMT para formalizar a implantação do módulo Central de Serviços do SUAP. Este sistema serve para abertura de chamados técnicos para as equipes de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do IFMT, substituindo o atual sistema de chamados GLPI. Enquanto durar o período de pandemia, a Reitoria continuará utilizando o GLPI, mas os campi que quiserem utilizar esse novo módulo do SUAP, a partir de agora é possível.
O sistema permite que os usuários (servidores, alunos e colaboradores do IFMT) possam realizar a abertura de um chamado para atendimento técnico. Desta forma a equipe de TIC do local solicitado é acionada, seja um campus ou a reitoria. Um dos principais objetivos de adotar esse sistema em substituição ao GLPI é abdicar de um sistema externo e utilizar uma funcionalidade diretamente no SUAP, que é um sistema onde os servidores já lidam no dia a dia com outros módulos.
Em um primeiro momento, foram cadastrados no sistema os campi onde a equipe técnica de TIC participou do planejamento do sistema e solicitou sua inclusão, mas o sistema é aberto para todos os campi utilizarem. Além disso, esse módulo não serve somente para chamados da área de Tecnologia da Informação. Qualquer setor do IFMT que possui atendimento por demanda e quer padronizar seus atendimentos, pode solicitar o uso do sistema. Um exemplo é o campus Cuiabá que está utilizando para prefeitura do campus atender chamados de manutenção predial. Também o campus Pontes e Lacerda estava testando o módulo para compras e licitação.
A DSTI já recebeu contato do CREAD e da ASCOM solicitando uso do sistema para atender demandas de suas respectivas áreas. Para solicitar o uso, pode ser enviado ofício para DSTI, ou também para pedir uma reunião e conhecer melhor o sistema pode enviar um e-mail para suporte@ifmt.edu.br. A DSTI formalizará a implantação do sistema através de Ofício Circular que serão enviados aos gabinetes dos campi.
Na reunião foram disponibilizados alguns vídeos explicativos do sistema que estão em domínio público.
Links com os tutoriais para uso do sistema:
Central de Serviços para os Usuários - https://www.youtube.com/watch?v=bQ6HRv2nylY
Central de Serviços para Servidores de TI - https://www.youtube.com/watch?v=co_oB-rYhl8
Central de Serviços Base de Conhecimento - https://www.youtube.com/watch?v=OHz4DiUuBRk