A revista Estudos Universitários (EUs), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco (Proext/UFPE), traz, como proposta temática para o seu volume 42, n. 1, a inteligência artificial (IA), abrindo espaço para que sejam discutidos, por meio de estudos, ensaios, entrevistas, relatos de experiência e resenhas, os avanços, as limitações, os benefícios e as problemáticas dessa tecnologia.
Segundo John McCarthy (1962), a inteligência artificial (IA) é “a ciência e engenharia de produzir sistemas inteligentes”, sendo, nesse sentido, uma área da Ciência da Computação que busca criar sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, servindo de auxílio às atividades cotidianas. Sendo capaz de automatizar tarefas repetitivas e de processar grandes volumes de dados rapidamente, a IA contribui, por exemplo, para a realização de cálculos de risco e até mesmo de diagnósticos médicos.
Diante dessas possibilidades, entretanto, é preciso reconhecer que existem ressalvas quanto ao uso da ferramenta. Isso porque, por trás de suas facilidades, estão dilemas associados a questões como: vieses presentes nos dados de treinamento da ferramenta, que podem perpetuar discriminações sociais; políticas de privacidade dos modelos de IA, cuja falta de transparência acentua a preocupação com a coleta e o processamento de dados pessoais; impactos ambientais previstos para a manutenção dessa ferramenta, que exige gastos abundantes de recursos naturais. Como alerta Joy Buolamwini (2018, tradução nossa): “a inteligência artificial, muitas vezes preconizada pelo seu potencial para mudar o mundo, pode, na verdade, reforçar o preconceito e a exclusão, mesmo quando utilizada da forma mais bem intencionada”.
Na complexidade deste debate, vale lembrar que são muitas as categorias de IA que existem, dentre as quais pode-se destacar: Generativa, Discriminativa, Reativa, Baseada em Conhecimento, de Aprendizado de Máquina (ou Machine Learning), de Aprendizado Profundo (ou Deep Learning), de Processamento de Linguagem Natural (NLP) e Autônoma. Todos esses tipos trazem individualidades que devem ser observadas, ressaltando-se as suas potencialidades e a necessidade de haver a prevenção de danos causados pelo seu desenvolvimento.
Além disso, no quesito educacional, os editores entendem que a IA também levanta questões acerca do processamento cognitivo humano, no que diz respeito à dependência tecnológica e, inclusive, ao processo de ensino-aprendizagem e à convivência no espaço escolar. Portanto, é importante se pensar em um uso da inteligência artificial que aprimore a experiência em sala de aula sem comprometer a interação humana e a ética, oferecendo um leque de possibilidades que permitam a professores e estudantes uma experiência dinâmica que também os coloque como sujeitos ativos.
A EUs, preocupada desde sua criação em ampliar os horizontes sociais para a escuta das diferentes vozes que compõem a(s) cultura(s), está recebendo trabalhos que discutam a inteligência artificial e reflitam acerca de suas particularidades, problematizando-as de modo a contribuir para a construção de uma sociedade engajada.
Os trabalhos podem ser submetidos por meio do site da revista, onde também são apresentadas as instruções para envio dos textos e as normas de submissão: https://periodicos. ufpe.br/revistas/ estudosuniversitarios.
Para exemplificar os temas que podem ser tratados, a equipe editorial apresenta, abaixo, indicações de tópicos como algumas possibilidades de escrita para a edição:
IA e o futuro do trabalho criativo e intelectual
A fronteira entre IA e consciência: mitos e realidades
Desafios éticos do uso da IA
O papel da IA na promoção da acessibilidade e da equidade
Desafios regulatórios e políticas públicas para a implementação responsável da IA
O impacto da IA na produção, disseminação e validação do conhecimento científico e acadêmico
A influência da IA no planejamento, execução e avaliação do ensino: implicações para a atuação docente
A influência da cultura digital e da IA nas práticas e discursos pedagógicos contemporâneos
A IA na administração da justiça: limites, potenciais e críticas
IA, privacidade e segurança de dados
Vieses algorítmicos e justiça social
Impactos Ambientais da IA
IA e Medicina: avanços, desafios éticos e impactos na prática clínica
IA e direitos autorais
Os impactos da IA na dinâmica geopolítica mundial
O uso da IA nas Artes
O papel da IA na desinformação e fake news
Impactos políticos e eleitorais da IA
IA na indústria 4.0 e automação de processos
Neurotecnologia e IA: interfaces cérebro-máquina
IA e internet das coisas (IoT)
Mais informações pelo e-mail: estudosuniversitarios@ufpe.br.