início do conteúdo

Cursos vinculados ao Edital Teresa de Benguela certificam turmas em Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 7 de Dezembro de 2017 às 17:09

Na última terça-feira (05/12), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso certificou 20 mulheres pelo projeto “Artesanato em madeira: reconhecendo saberes e criando novas perspectivas por meio da arte”, e outras 10 pelo projeto “Capacitação para mulheres inspiradoras: utilização e manuseio cotidiano de agrotóxicos e afins no ambiente doméstico”.

Ambos os projetos são vinculados ao Edital nº 63/2017 do IFMT. No Instituto Federal, o edital nº 63/2017 é conhecido como “edital Teresa de Benguela”, e visa ações que promovam a inclusão socioprodutiva de mulheres pertencentes a comunidades indígenas e quilombolas, internas do sistema socioeducativo, ou em situação de vulnerabilidade social. Assim, as atividades tiveram como público as mulheres atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dos bairros São Domingos e São José.

Morando há apenas 4 meses em Sorriso, Ivanete Ferreira Terra é uma das alunas certificadas pelo curso de artesanato em madeira. A partir do projeto, ela se inspirou para a criação de pinturas, caixinhas de madeira e até mesmo roupas. Ela conta que levou a filha e o filho para fazerem o curso também, e que compartilhou os resultados com familiares que moram longe. “Tá tudo gravado aqui. Minha família mora em Curitiba. Mandei as fotos, e eles deram parabéns pra mim”, comenta.

O diretor-geral do IFMT Campus Sorriso, prof. Claudir Von Dentz, participou da cerimônia de certificação. Na oportunidade, ele manifestou que o entusiasmo das participantes com as atividades desenvolvidas é visto com bons olhos pela instituição. “Fico extremamente feliz pela empolgação de vocês e, sobretudo, pela iniciativa das servidoras coordenadoras dos projetos em buscar a aproximação com outros órgãos ligados à Assistência Social e à população que mais necessita da presença e da atuação do IFMT”, disse ele.

As atividades desses projetos do IFMT começaram no mês de agosto e se alinham com outras atividades já desenvolvidas nos CRAS, que buscam promover a autonomia financeira, a capacitação e o desenvolvimento socioeconômico de famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

ARTESANATO EM MADEIRA

Desenvolvido no CRAS São Domingos, esse projeto visa a integração e a capacitação para transformar materiais de baixo custo em produtos que possam gerar uma fonte de renda complementar para as participantes da atividade. Ao longo do curso, elas aprenderam a utilizar materiais recicláveis, MDF, tintas e outros materiais artísticos como matéria-prima para a confecção de objetos como porta-chaves e caixas personalizadas, adequadas ao armazenamento de materiais pequenos, como controles-remotos, materiais de costura, entre outros.

À frente dessa iniciativa de Extensão, a professora Sílvia Mara Davies comenta que o envolvimento das participantes foi um ponto importante para a permanência de praticamente toda a turma ao longo da execução do projeto. “Elas gostaram muito do curso e permaneceram até o final”.

 

MANUSEIO COTIDIANO DE AGROTÓXICOS

Com atividades no CRAS São José, esse projeto busca contribuir com a saúde pública através da mobilização das mulheres na compreensão dos diversos aspectos relativos à questão dos agrotóxicos no cotidiano doméstico. O curso foi dividido em módulos e contou com a participação de profissionais ligados ao IFMT e à Prefeitura de Sorriso das áreas de psicologia, química, agronomia, linguagem, serviço social, filosofia e pedagogia.

A assistente social do IFMT Campus Sorriso, Gheysa Maria Pereira Lima Eickhoff, coordenou o projeto. E, na execução, contou com outros servidores como colaboradores da iniciativa. Na avaliação dela, o desenvolvimento do projeto proporcionou aos participantes “trabalho interdisciplinar, aproximação, conhecimento e familiaridade com a realidade e o perfil das alunas atendidas, fortalecimento de vínculos entre o IFMT Campus Sorriso e a comunidade externa, e a construção do conhecimento em torno da comunidade sorrisense e da realidade social das mulheres envolvidas com o projeto”.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Sorriso

Av. dos Universitários, 799, Bairro: Santa Clara - CEP: 78.895-150

Telefone: (66) 3545-3700

Sorriso/MT