Curso de Engenharia Agronômica do IFMT Campus Sorriso recebe conceito 4 na primeira avaliação do MEC

Publicado por: Campus Sorriso / 14 de Março de 2019 às 11:55

Entre os dias 24 e 27 de fevereiro, técnicos do Ministério da Educação (MEC) estiveram em Sorriso para avaliar o curso superior de Bacharelado em Engenharia Agronômica ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) no município. A avaliação é o instrumento utilizado pelo Ministério para o reconhecimento de cursos superiores no país.

O relatório de avaliação indica uma nota inicial de conceito 4, com possibilidade de que o curso possa atingir, ao final do processo de reconhecimento, o conceito máximo (5), no caso de eventual revisão das notas individuais recebidas em alguns dos critérios avaliados.

“O Curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Sorriso possui uma organização didático pedagógica em que a maioria dos indicadores analisados foram bem avaliados”, diz trecho do relatório.

Para a coordenadora do curso, prof. Dra. Ana Paula Encide Olibone, o resultado positivo “é importante para a consolidação da instituição e do curso perante a sociedade”.

Iniciado em 2015, o curso de Eng. Agronômica foi ofertado pelo IFMT Campus Sorriso em resposta a uma demanda da comunidade sorrisense que, inclusive, viabilizou a doação de uma área para sediar a Fazenda Experimental, que é utilizada para aulas práticas e experimentos. O conceito 4 obtido nessa primeira avaliação do curso é consequência de uma nota geral de 4.37 e o Campus trabalha para melhorar ainda o conceito, que representa um quadro geral da qualidade da formação ofertada aos acadêmicos.

"O resultado dessa avaliação confirma o propósito maior da instituição de oferecer ensino público gratuito e de qualidade. A nota 4.37 - numa escala de 1 a 5 - atribuída ao curso de Engenharia Agronômica significa que a qualidade está sendo garantida desde o início da oferta das vagas, e que as melhorias que ainda pretendemos realizar poderão elevar ainda mais o conceito do curso, assegurando que os profissionais formados no IFMT Campus Sorriso estejam, de fato, preparados para enfrentar os desafios do setor produtivo e do mundo do trabalho", explica o diretor-geral da unidade de ensino, prof. Claudir von Dentz.

Os primeiros profissionais a serem formados pelo curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do IFMT Campus Sorriso devem chegar ao mercado já no primeiro semestre de 2020.