Uma nova turma do curso de Defesa Pessoal Feminina será capacitada a partir da próxima terça-feira (20), às 20h, no ginásio Flor do Cerrado. O curso é gratuito para a comunidade acadêmica do IFMT Campus Sorriso e têm o custo de R$ 40,00 para o público externo. As inscrições podem ser feitas no local com 30 minutos de antecedência em relação ao início da atividade.
A capacitação é ofertada pelo instrutor Cênio Marques com a colaboração de alunos que participam do projeto Karatê Shotokan e apoio de órgãos de segurança do município. Essa será a quinta edição do curso, que formou sua última turma no começo deste mês. A formação tem o apoio dos acadêmicos Pablo Vitor Moraes Melo (do curso técnico em Agropecuária) e Ellen Castro Silva (do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental), convidados pelo instrutor em razão do seu desempenho no projeto de extensão.
“A Ellen e o Pablo, assim como outro aluno do karatê, o Natanael Augusto, participaram da última turma desse curso, que utilizou técnicas do karatê para a defesa pessoal das mulheres”, explica o instrutor, lembrando que a expressão ‘karatê’ refere-se ao termo “mãos vazias”, ou seja, luta desarmada. A quarta turma capacitou 15 mulheres que foram orientadas sobre prevenção, com dicas de segurança quanto à violência urbana e à violência doméstica; técnicas de desarmamento e imobilização; e saída de agressão.
A certificação da última turma aconteceu no começo deste mês e contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Sorriso, do IFMT Campus Sorriso e da imprensa local. Presente na cerimônia de certificação, o diretor do Campus, prof. Claudir von Dentz, parabenizou todas as participantes e destacou que os estudantes do IFMT que participaram dessa formação são alunos que trazem orgulho para a instituição. “O campus tem incentivado ações como o projeto de Karatê por entender que, além de promover a disciplina e o respeito ao próximo, traz incentivos à saúde”, comentou o diretor.
Karatê Shotokan
O projeto Karatê Shotokan é fruto de uma parceria entre o IFMT Campus Sorriso e a Associação Vasos do Oleiro (Sinop), e repassa aos estudantes da unidade de ensino federal técnicas de combate e disciplina vinculadas a um estilo de arte marcial que utiliza a base do karatê e técnicas próprias para o Kata (sequência de movimentos que representa uma ‘luta imaginária’).