Corpo de Bombeiros de Sorriso e IFMT estudam ações conjuntas

Publicado por: Campus Sorriso / 11 de Março de 2016 às 10:52

Uma das prerrogativas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) é promover o desenvolvimento social e econômico das localidades onde atua. Esse preceito está consolidado em uma frase que define a missão do Instituto Federal: “educar para a vida e para o trabalho”.

Para dar ainda mais qualidade a esse trabalho, a instituição tem buscado aproximação com outras entidades que têm o mesmo comprometimento com o desenvolvimento socioeconômico. No Campus Sorriso, por exemplo, há mais de 30 parcerias firmadas com empresas, órgãos públicos e entidades que representam a sociedade civil organizada.

Na manhã de ontem (10), uma reunião entre a comandante da 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM), Maj. Sheila Sebalhos Santana e o diretor-geral substituto da unidade de ensino federal, prof. Claudir Von Dentz, marcou mais uma aproximação desse tipo. Conforme o professor, o IFMT tem estruturas que comportam treinamentos e ações que podem promover benefícios mútuos para as duas instituições, ao passo em que o corpo de bombeiros tem a expertise.

“Entre as possibilidades que tratamos, por exemplo, podemos citar a questão de capacitação para brigadistas no campus e na Fazenda Experimental; uma possível contribuição do campus na gestão de animais silvestres capturados no meio urbano, a partir de triagem, avaliação e promoção da soltura desses animais em seu habitat natural; a criação de um protocolo para dar resposta a qualquer emergência que possa surgir durante uma aula ou um experimento do IFMT, tanto na sede quanto na fazenda; enfim, as possibilidades são amplas e a nossa comunidade acadêmica e a sociedade em geral só têm a ganhar com isso”, comenta o diretor.