Campus Sorriso aplica recursos próprios para oportunidades em editais de Pesquisa e Inovação

Publicado por: Campus Sorriso / 12 de Abril de 2019 às 11:07

Neste semestre, diversos editais de Pesquisa e Inovação preparados pela Pró-Reitoria de Pesquisa do IFMT (PROPES) contam com recursos complementares que têm origem no orçamento próprio do Campus Sorriso. Alguns desses editais já foram lançados. É o caso dos editais 42/2019, 45/2019 e 46/2019.

No total, o aporte de recursos do Campus pode chegar a R$ 49.500,00, destinados ao custeio de taxas de bancada, dependendo do desempenho dos projetos de pesquisadores de Sorriso em cada edital.

A distribuição desses valores atenderá apenas projetos com origem no Campus Sorriso, e deve acontecer da seguinte forma:

- Taxa de bancada no valor de até R$ 3.000,00 (cada), para até cinco projetos de inovação aprovados no Edital 42/2019;
- Taxa de bancada no valor de até R$ 3.000,00 (cada), para até cinco projetos de pesquisa aplicada aprovados no Edital 46/2019, edital este que contempla bolsas de iniciação científica para para alunos matriculados em cursos superiores;
- Taxa de bancada no valor de até R$ 3.000,00 (cada), para projetos de pesquisa aplicada aprovados no Edital 45/2019, de livre concorrência;
- Taxa de bancada no valor de até R$ 1.000,00 (cada), para até cinco projetos de iniciação científica, a serem aprovados em edital futuro que contemplará bolsas para alunos matriculados em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

O coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Sorriso, prof. Renato Andrade Teixeira, lembra que “o professor pesquisador precisa ficar atento ao SUAP e ao site da instituição, tanto o site da reitoria quanto o site do Campus”, pois são os espaços onde os editais que ainda não foram lançados serão divulgados. Segundo ele, a coordenação também se empenhará na divulgação interna dessas seleções.

O Diretor Geral do Campus Sorriso, prof. Claudir von Dentz, destaca que o investimento acima da média dos últimos anos deve-se ao amadurecimento do campus no quesito "planejamento estratégico".

"A participação da comunidade nos debates internos sobre planejamento permitiu aprofundar o diagnóstico sobre a nossa realidade, identificando assim os nossos pontos fortes e fracos e também as nossas oportunidades e ameaças em cada campo de atuação institucional. Na pesquisa, por exemplo, foi possível perceber a necessidade de mais investimentos e de novos incentivos aos pesquisadores para que o campo se desenvolva juntamente com o ensino e a extensão de maneira equiparada e indissociável. É nesse sentido que estamos caminhando e ainda pretendemos desenvolver outras ações em 2019 voltadas para o aperfeiçoamento das políticas de desenvolvimento científico e tecnológico e de valorização dos pesquisadores e pesquisadoras de nossa instituição", informou o diretor.