Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado no dia 19 de agosto, o IFMT, por meio do Departamento de Comunicação da Reitoria lançou, nesta segunda-feira (07), a campanha “O seu olhar”.
A ideia de colocar a instituição sob o olhar de sua comunidade, por meio de registros de momentos que traduzam a missão do IFMT e seu papel transformador na vida das pessoas, foi abraçada pela comunidade.
O envio do material, aberto até o dia 15 de agosto, já está sendo feito por servidores e alunos de todos os campi pelo formulário eletrônico.
Potencialize suas fotos
Para possibilitar o aproveitamento dos registros fotográficos nas redes socias institucionais e no portal de notícias, a equipe do Departamento de Comunicação orienta a comunidade que dedique atenção especial à qualidade técnica dos belos clicks que já estão sendo enviados.
Cada foto, que pode ser produzida até mesmo pelo celular, deve ter resolução mínima de 2MB, e deve ser enviada nos formatos horizontal e vertical.
O Decom realizará a curadoria do material recebido, que poderá ilustrar peças publicitárias, notícias e/ou conteúdos diversos no portal institucional e em outras mídias oficiais no futuro.
“Estamos positivamente surpresos com a adesão à campanha. Sabemos que ações dessa natureza fortalecem o senso de pertencimento da nossa comunidade, que se sente representada, vista e valorizada em seus próprios registros. Por isso, preparamos esse guia básico de fotos”, observa a coordenadora Natália Pavanelli.
Fotografia com celular: 10 dicas fundamentais para iniciantes
1. Mantenha o celular estável.
2. Limpe a lente do seu celular.
3. Não use o zoom digital na fotografia com celular.
4. Use o modo manual na fotografia com celular.
5. Fotografe com o modo Retrato do seu celular.
6. Explore a lente grande-angular.
7. Prefira a luz natural na fotografia com celular.
8. Experimente diferentes ângulos.
9. Crie uma boa composição para sua imagem.
10. Edite suas fotos.
Em vez de usar o zoom, é melhor se aproximar do objeto ou sujeito a ser fotografado. Isso ajudará a preservar a qualidade da imagem.
Alguns modelos de celular possuem o zoom óptico, que pode ser usado sem a perda da qualidade da imagem. Então, veja nas especificações do aparelho se o zoom é óptico ou digital. Quando o zoom é digital a qualidade da imagem fica muito comprometida na fotografia com celular, mas quando é óptico, o resultado é muito bom.
A lente grande-angular é uma excelente opção para quem deseja fotografar paisagens e arquitetura, pois permite capturar uma ampla área de visão, capturando mais informações e elementos no quadro.
Luz natural
A luz natural é uma das fontes de luz mais importantes para a fotografia. Quanto mais luz natural, principalmente de dia, melhor será a qualidade da imagem. Além disso, a luz natural também é mais suave e difusa, o que pode ajudar a evitar sombras duras e contrastes excessivos na foto. Se estiver fotografando ao ar livre, tente evitar horários de luz intensa, como meio-dia, e prefira manhãs e tardes, quando a luz é mais suave e agradável.
A composição é a base da fotografia, independentemente se está sendo usado um celular ou uma câmera profissional. Certifique-se de que os elementos mais importantes da sua imagem estão alinhados e equilibrados. É possível experimentar diferentes formatos de composição para criar uma foto mais atraente.
Edição de fotos
Pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade dos registros. Muitos celulares vêm com aplicativos de edição incorporados, mas é também possível utilizar aplicativos de terceiros para ajudar a ajustar o brilho, o contraste, a saturação, entre outros aspectos da imagem.
Fonte: Internet
Muitas possibilidades de imagens
Alunos e servidores podem enviar, até três fotos escolhidas entre três das seguintes categorias:
Trabalho, educação e aprendizado: Imagens que capturem a dedicação dos estudantes e servidores ao trabalho e aprendizado, dentro e fora das salas de aula.
Conhecimento em ação: Fotografias que mostram a aplicação prática do conhecimento adquirido nas ações/projetos de ensino, pesquisa ou atividades de extensão.
Arte e cultura: Imagens que expressem a criatividade artística e cultural por meio de manifestações artísticas, exposições e eventos culturais.
Diversidade e inclusão: Fotos que celebrem a diversidade étnica, cultural e social da comunidade do IFMT.
O Campus: Registros de cenas panorâmicas do campus ou de locais de relevância acadêmica.
Criatividade: Fotografias criativas que explorem a essência única da instituição.