Autoridades locais conhecem projetos desenvolvidos na Fazenda Experimental do IFMT Campus Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 4 de Março de 2021 às 14:52

Na manhã desta quinta-feira (04), representantes da Prefeitura Municipal de Sorriso foram até a Fazenda Experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso, onde conheceram de perto as ações desenvolvidas no local. Na oportunidade, servidores da instituição de ensino federal também apresentaram aos visitantes projetos cuja implementação é esperada para o espaço, que atualmente sedia mais de 50 experimentos e que também serve como laboratório para atividades práticas dos cursos oferecidos gratuitamente pelo IFMT à comunidade.

Além do vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, do Assessor Adjunto da Prefeitura Municipal, Celso Marcon, e dos secretários municipais MIlton Geller (Obras e Serviços Públicos) e Cláudio Cezar Oliveira (Desenvolvimento Econômico), também compuseram a comitiva o coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Reinaldo Nunes, e o biólogo Enivaldo Golmini, servidor da Sec. Mun. de Obras e Serviços Públicos e colaborador do projeto RepoFlora - que visa o repovoamento dos rios de Sorriso com peixes nativos, ação da qual o IFMT é parceiro.

O grupo foi recebido pelo diretor do Campus Sorriso, prof. Claudir von Dentz, e por um corpo de técnicos e professores pesquisadores que atuam no dia-a-dia da área experimental, como o professor Dr. Dácio Olibone, que apresentou aos visitantes as pesquisas realizadas com feijão, amendoim, gergelim e limão e testes com fertilizantes em soja, milho e algodão; e o professor Dr. Élio Barbieri Junior, que lembrou os gestores do papel que o IFMT desempenha de apoio ao desenvolvimento de cadeias produtivas estratégicas para o município, entre elas a piscicultura.

Sobre esse assunto, durante a visita, os representantes do Poder Executivo Municipal acompanharam a apresentação do projeto esboçado para a implantação de uma área na fazenda destinada especificamente à piscicultura, e que pode servir como como base para a criação de alevinos do projeto RepoFlora, além de atender a outras demandas relacionadas à formação de estudantes e ao desenvolvimento de tecnologias para essa área, visto que Sorriso se destaca nacionalmente na produção de peixes de água doce.

“O Campus Sorriso é uma semente que foi plantada por vocês, pela comunidade de Sorriso, e tem muito a crescer”, detalhou aos visitantes o diretor geral da unidade de ensino, prof. Claudir von Dentz, lembrando que a Fazenda Experimental do IFMT foi adquirida por meio de uma parceria entre o governo municipal e empresários locais, e que há um compromisso da instituição em utilizar a fazenda, que hoje tem uma área total de 84,6 hectares, para ações que direta ou indiretamente trarão contribuições importantes para a comunidade. “A nossa missão é que isso aqui seja um centro de pesquisa na área de agropecuária para o Brasil e para o mundo”, acrescenta.

Na visita, o vice-prefeito de Sorriso elogiou a atuação do IFMT e indicou aos representantes da instituição de ensino trabalhos que vão ao encontro das estratégias traçadas pelo governo municipal para o desenvolvimento socioeconômico da Capital Nacional do Agronegócio, remetendo à importância da presença da instituição no município.