Três cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) lideram o ranking dos cursos de institutos participantes do Desafio da Educação Profissional e Tecnológica. O Desafio é um concurso promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). No último dia 23, a competição entrou em sua terceira e última rodada e os organizadores divulgaram os resultados preliminares do Desafio.
Lançado em 2016, o Desafio da Educação Profissional e Tecnológica busca estimular a participação da sociedade com propostas inovadoras em temas estratégicos definidos pela Setec/MEC para o aprimoramento da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.
Entre os cursos dos Institutos Federais que participam da atividade, destacam-se os cursos de Técnico em Alimentos e de Técnico em Agropecuária do IFMT Campus Sorriso, na primeira e na terceira colocação, respectivamente; já o curso de Bacharelado em Zootecnia, do IFMT Campus São Vicente, ocupa a segunda posição.
Entre as soluções premiadas na segunda rodada do concurso, mais um destaque para o curso de Técnico em Alimentos do IFMT Campus Sorriso: a aluna Evelyn Caroline Machado de Lima foi a autora da melhor proposta no tema “engajar o setor produtivo com a educação profissional e tecnológica”. Com esse resultado, a estudante de 15 anos receberá uma premiação no valor de R$ 2.000,00.
Para a professora Maria Anunciata Fernandes, uma das fomentadoras da participação dos estudantes sorrisenses no concurso, "o grande diferencial para o Campus Sorriso foi a dedicação dos estudantes em enviar propostas, curtir, comentar e compartilhar as experiências exitosas".
Segundo o diretor-geral do Campus Sorriso, Carlos André de Oliveira Câmara, iniciativas como a do Desafio da Educação Profissional e Tecnológica “estimulam a participação dos estudantes, contribuem para o desenvolvimento do aluno, proporcionam o trabalho em equipe e a busca pelo conhecimento”.
Até agora, o Desafio da Educação Profissional e Tecnológica conta com 1.392 participantes e soma 4.342 propostas e 2.342 experiências compartilhadas. Na reta final, o desafio busca propostas nos seguintes temas:
- Impulsionar a captação e aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento de inovações tecnológicas para aprimoramento do ensino;
- Desenvolver métodos de avaliação de ensino e aprendizagem para a educação profissional e tecnológica;
- Desenvolver e aprimorar a eficiência energética nos campi da Rede Federal; e
- Construir práticas pedagógicas inovadoras em educação profissional e tecnológica.
Como nas etapas anteriores, os autores da melhor proposta em cada tema receberão um prêmio de R$ 2.000,00. A terceira rodada termina dia 24/04/2017, às 16h.