Desde o mês de abril, professores de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso desenvolvem, junto a estudantes que cursam o Ensino Médio na instituição, um projeto sobre Educação Financeira, e o resultado desse trabalho começa a dar frutos.
No final do mês de outubro, o Tesouro Nacional publicou os resultados da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef 2025), e 10 estudantes que participam do projeto do IFMT Campus Sorriso estão entre os medalhistas da competição nacional organizada pelo Tesouro e pela B3 – a bolsa de valores brasileira. Foram 3 medalhas de ouro, 3 medalhas de prata, e 4 medalhas de bronze.
O nível de cada medalha está relacionado à nota que o estudante obteve na olimpíada. Agora os participantes aguardam a divulgação de uma classificação geral para verificar se farão jus ao recebimento de um prêmio individual de R$ 400,00 em títulos do Tesouro Selic, que será concedido aos 10 mil melhores resultados nacionais. A lista dos contemplados deverá ser divulgada em abril de 2026.
O professor Rayan Arruda Santos, que coordena o projeto Educação Financeira como Requisito para o Ingresso no Mercado de Trabalho, conta que este é o segundo ano em que o IFMT Campus Sorriso participa da Olitef. “A primeira participação ocorreu no ano passado com apenas os alunos do primeiro ano. Neste ano participaram todos os alunos do Ensino Médio do Campus”. Além do professor Rayan, também atuam no projeto os professores Laís Barroso, Leonardo Angelo e Rosangela Griep.

