Validação da utilização de resíduo sólido da indústria de gelatina como substrato alternativo para produção de mudas de Coffea canephora - Resumo

O objetivo do trabalho é avaliar a viabilidade da utilização do resíduo sólido da indústria de gelatina (lodo prensa) como substrato alternativo para produção de mudas de café conilon. O delineamento experimental utilizado será de blocos casualizados com dez repetições (10 clones da cultivar híbrida da Embrapa Rondônia). Os tratamentos serão constituídos por cinco substratos (T1: 70% de solo + 30% de esterco de gado curtido (controle); T2: 80% de solo + 20% de lodo prensa; T3: 70% de solo + 30% de lodo prensa; T4: 60% de solo + 40% de lodo prensa; T5: 50% de solo + 50% de lodo prensa). O experimento será conduzido em sacos de polietileno (11x20 cm), contendo os tratamentos. Cada unidade experimental será composta por cinco plantas, totalizando 250 mudas. O solo será obtido na fazenda experimental do IFMT, sendo ele livre de nematoides. O substrato alternativo lodo prensa será obtido junto à empresa de gelatinas Gelnex®. As estacas dos clones da cultivar de café conilon serão adquiridas junto à EMPAER, unidade de Sinop, plantadas e mantidas por 120 dias em casa de vegetação com irrigação diária. Após esse período serão realizadas as seguintes avaliações: massa seca de parte aérea, massa seca radicular, altura total, diâmetro do caule, número de folhas e teor de clorofila. Os dados serão submetidos à análise de variância pelo teste F (α = 5%). As médias dos tratamentos T2 a T5 (20 a 50% de lodo prensa no substrato) serão analisadas por regressão (α = 5%) e cada tratamento será comparado com o T1 (controle) pelo teste de Dunnett (α = 5%).