REDUÇÃO DE PERDAS NA COLHEITA COM O USO DE “SELADOR” APLICADO EM PRÉ-COLHEITA NA CULTURA DO GERGELIM - Resumo

A cultura do gergelim ganha importância no Estado de Mato Grosso com ótimas produtividades, contudo entre os principais fatores que influenciam a produtividade do gergelim, estão as perdas de sementes que podem chegar até 70% devido a deiscência dos frutos após a maturação fisiológica. O presente trabalho tem por objetivo desenvolver e avaliar a redução de perdas por deiscência de vagens após a aplicação de um produto a base de látex “selador” em pré-colheita da cultura do gergelim. O delineamento experimental será em blocos casualizados com quatro repetições e sete tratamentos. Os tratamentos serão constituídos com a aplicação de látex antecedendo a colheita do Gergelim, conforme segue: Trat. 1 - 28 dias antes da colheita (DAC); Trat. 2 - 21 DAC; Trat. 3 - 14 DAC; Trat. 4 - 7 DAC; Trat. 5 - látex + dessecante 7 DAC; Trat. 6 - dessecante 7 DAC e Trat. 7 - Testemunha. Serão avaliados, stand final de plantas, número de vagens abertas, massa total de grãos perdidos, número de vagens por planta, massa de 1000 grãos e produtividade de grãos.Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância pelo teste F (p<0,05). As médias dos tratamentos 1, 2, 3, 4 e 7 serão submetidas à análise de regressão (p<0,05). As médias dos tratamentos 1, 2, 3 e 4 (com látex) serão comparadas com as médias dos tratamentos 5 e 6 (com dessecante) pelo teste de Scheffé (p<0,05) e as médias dos tratamentos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 serão comparadas com a testemunha pelo teste de Dunnett (p<0,05).