Projetos de Extensão 2020 - Sistema produtivo agroecológico para pequenos produtores rurais: segundo ano

Resumo

A busca por sistemas produtivos sustentáveis está aumentando a demanda por estudos e desenvolvimento de técnicas para o setor agrícola. Nesse sentido, é imprescindível a orientação técnica e a adoção de métodos alternativos de cultivo modelos para otimizar a produtividade e qualidade dos alimentos que utilizam sistemas que não necessitam de agrotóxicos para sua produção. O sistema produtivo agroecológico não utiliza agrotóxicos sintéticos, seguindo os princípios da agroecologia, visando a sustentabilidade do meio ambiente. O objetivo do trabalho será possibilitar a capacitação da comunidade acadêmica do IFMT Campus Sorriso e das comunidades rurais através do uso de uma vitrine tecnológica ou uma área modelo sob manejo agroecológico, com intuito de difundir e consolidar conhecimento sobre o sistema de produção agrícola sustentável para essas comunidades de Sorriso. A vitrine foi instalada na Fazenda Experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Sorriso, com apoio de projeto de extensão em 2018/2019 e possibilitará o aprendizado continuo nos aspectos fitotécnicos de diversas culturas instaladas e demais culturas a serem instaladas de acordo com a época de plantio recomendado.  De acordo com a necessidade serão realizadas as operações de calagem, gessagem e controle de plantas daninhas e pragas controladas pelos métodos recomendados. A vitrine agroecológica está composta por sistema integrado de produção com consórcio entre espécies: banana, guandu, nim, capim elefante, urucum, milho, abacaxi, crotalária, mandioca, cupuaçu e amendoim. Em área de 5.800 m2 a vitrine instalada em renque terá sua continuidade da seguinte maneira: a) renques de banana: 4 renques de bananas com espaçamento de 14 m entre renques e 2 m entre plantas; b) cobertura do solo e culturas anuais: entre os renques de banana será semeado as plantas de cobertura, milho e amendoim; c) renques de abacaxi: 8 renques de abacaxi com espaçamento de 14 m entre renques, com fileiras duplas de abacaxi no espaçamento 0,50 x 0,50 m. Como barreira física serão usadas as culturas: feijão guandu, nim, capim elefante e urucum localizadas no perímetro da área. Serão avaliadas as seguintes características: estabelecimento de estande, aspectos gerais da ocorrência de pragas e produtividade das culturas, avaliando a adaptação dessas no sistema. Através das atividades de manutenção, visitas guiadas, oficinas será oportunizado o aprendizado continuado aos alunos envolvidos, possibilitando assim contato com a comunidade externa e a troca de experiência e vivência aos técnicos e produtores rurais. Com os dados obtidos será realizada uma análise descritiva e publicizado os dados a comunidade interna e externa do IFMT.