Projetos de Extensão 2020 - Real e virtual: o uso da tecnologia no processo de disseminação de conhecimento técnico em unidade didática

Resumo

O projeto tem como objetivo utilizar a tecnologia móvel como facilitadora do entendimento sobre as principais espécies de plantas utilizadas na alimentação animal (forrageiras) expostas em uma unidade didática. A partir de sua execução espera-se o desenvolvimento do perfil empreendedor dos discentes e pequenos produtores da região, uma vez que o conhecimento é o ponto de partida para o surgimento de ideias. A dinâmica da proposta decorre sobre a disponibilização de um aplicativo, cuja a leitura de código de QR Code permite o acesso a informações de produção e manejo acerca dessas espécies. Essa proposta será instalada no campo agrostológico, unidade demonstrativa implantada no setor de zootecnia da Fazenda Experimental do IFMT Campus Sorriso. Essa unidade foi construída por alunos do ensino técnico e superior, com a finalidade de se obter conhecimento real, permitindo o contato direto com forrageiras. Embora, seja muito importante o contato direto, as informações sobre as características produtivas e manejo dessas espécies é de extrema relevância para o entendimento do sistema de pastagens. Nesse sentido, não é possível disponibilizar essas informações sem haver a presença de docente ou técnico na unidade. Isso dificulta o acesso do público externo e até mesmo de acadêmicos. Como forma de driblar esse entrave, a proposta do aplicativo, para leitura do QR Code, impresso na placa de identificação, presente em cada canteiro, traz a possibilidade de tornar esse ambiente auto didático, no que tange as principais informações sobre a produtividade de plantas forrageiras, tanto in loco, como virtualmente. Além disso o uso do aplicativo torna essa forma de obter conhecimento, um método mais atrativo de estudo.