Projetos de Extensão 2020 - PROJETO EducArte: PROMOÇÃO DA CULTURA, EXPRESSIVIDADE E CRIATIVIDADE NO IFMT

Resumo

O projeto EducArte conjuga educação física, arte e cultura para promover a , criticidade, criatividade e a expressividade no âmbito escolar. Lança mão da música, do canto, da dança, dos desenhos e da teatralidade para trabalhar temas transversais da educação sob a orientação dos direitos humanos e da justiça social, além de outras temáticas relevantes à sociedade brasileira. Parte de reflexões críticas e problematizações para intervir na realidade através das expressões artísticas culturais, estendendo-se à comunidade escolar. O projeto já acontece desde o ano de 2019, em que os temas trabalhados foram a violência contra a mulher, a Consciência Negra, e o tempo como elemento estruturante da sociedade. Para o ano de 2020 vislumbramos mediante o incentivo do presente edital ampliar nosso alcance e viabilizar recursos que nos faltaram em 2019, além de futuramente compartilhar nossos resultados mediante a escrita acadêmica. Serão 8 meses de projeto, com a carga horária de 4 horas semanais para criar espetáculos que envolverão alunos, professores, servidores e membros da comunidade escolar para apresentar-nos em eventos do IFMT e do município de Sorriso, deixando sempre uma mensagem problematizadora e voltada à justiça social e à cidadania em conformidade com os princípios da educação técnica e tecnológica que se constitui integral.