Projetos de Extensão 2020 - Produção de álcool em gel para assistência de setores de vulnerabilidade da cidade de Sorriso - MT

Resumo

O projeto Produção de álcool em gel para assistência de setores de vulnerabilidade da cidade de Sorriso - MT, tem por objetivo principal produzir álcool em gel para ser distribuídos entre grupos em vulnerabilidade da cidade de Sorriso - MT, que inclui motoristas de aplicativos, taxistas, entregadores, famílias de baixa renda, incentivando assim, as ações para o combate e enfrentamento ao COVID-19. A atual pandemia global de COVID - 19 está relacionada a uma doença respiratória aguda grave por este novo coronavírus (SARS-CoV-2) altamente contagioso e de evolução pouco conhecida (ARAUJO-FILHO 2020) que tem sido constante na Ásia e em outras regiões do mundo e tem se espalhado rapidamente. No Brasil são identificados diariamente novos casos em todos os estados brasileiros. Além do numero crescente de casos, o número de óbitos tem apresentado crescimento, elevando assim o percentual de óbitos no país a um percentual de 3,5.  Uma das medidas preventivas consiste na higienização das mãos  com água e sabão e/ou álcool em gel, este com a crescente demanda encontra-se escasso ou com custo abusivo, o que dificulto o acesso por parte da sociedade que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Diante disso, o intuito de amenizar a falta do produto na cidade de Sorriso - MT, este projeto busca a produção de álcool em gel para suprir parte das necessidades do município, distribuindo essa produção entre os setores ja relacionados. Essa ação visa a aplicação do papel social do Campus no atendimento da comunidade no combate à pandemia de COVID-19.